top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Qual é o melhor nicho da advocacia criminal?

Qual é o melhor nicho da advocacia criminal?

Qual é o melhor nicho da advocacia criminal? Recebo muitas perguntas relacionadas a especialização na Advocacia Criminal, me questionando qual o melhor nicho e por que devemos escolher um nicho de atuação na Advocacia Criminal. Vamos falar sobre isso?

Eu sou a Cris Dupret, presidente do IDPB, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora. Coordeno o Curso Decolando na Execução Penal, que prepara estudantes e advogados em todo o país, capacitando-os para a atuação teórica e prática na Execução Penal, transformando a vida de centenas de profissionais. Hoje quero dividir com você a minha experiência sobre a escolha do nicho de atuação na Advocacia Criminal.

Quer se especializar em Execução Penal?  CLIQUE AQUI – Curso Completo de Advocacia Especializada em Execução Penal – curso teórico e prático, 100% on-line, com visualizações ilimitadas das aulas, certificado de conclusão e material de apoio, Banco de peças, modelos e jurisprudências, ambiente de dúvidas diretamente com a Professora Cris Dupret, acesso ao incrível ESCRITÓRIO VIRTUAL composto pela CALCULADORA ON-LINE E FICHA DE ATENDIMENTO DIGITAL PERSONALIZÁVEIS, ferramentas que facilitam demais a vida do advogado que deseja se especializar nessa área e muito mais!

Por que devo escolher um nicho da Advocacia Criminal?

Costumo dizer que “quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada”, e isso é uma realidade na advocacia.

É claro que, se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista, aceitando quase tudo que aparecer para poder começar a ganhar algum dinheiro. Isso é comum e não é de todo errado no início, porém, saiba que definindo um nicho de atuação, você terá mais chance de alcançar o sucesso dentro da Advocacia Criminal.

Então, defina a sua prioridade, qual seja, escolha um nicho interessante, se especialize nele, e trace as metas para que isso se concretize.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele.

É certo que o mercado jurídico está saturado para os clínicos gerais, mas possui uma enorme margem de crescimento para os especializados/nichados.

A Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Com o passar do tempo, o Advogado Criminalista, ainda que inconscientemente, passa a atuar com maior foco em determinado nicho.

Definir um nicho de atuação dentro da área criminal resulta em uma definição ainda maior das prioridades quanto às medidas para prospecção de clientes. Portanto, sabendo em qual área específica atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Logo, é mais fácil imaginar o que ele faz ou lê, onde frequenta, quem pode indicá-lo etc.

Na Advocacia Criminal, temos vários nichos como a execução penal, a advocacia consultiva, o Criminal Compliance, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes e pouco explorados no mercado.

Eu sou especialista no nicho da Execução Penal e digo que este é um dos nichos mais promissores que temos hoje.

Vantagens de atuar em Execução Penal

Inicialmente, é preciso lembrar que, apesar de ser um tema importante dentro da advocacia criminal, Execução Penal é, sem sombra de dúvidas, uma das partes menos estudadas pelos Advogados Criminalistas. Esse despreparo, claramente, vem desde a graduação em Direito, quando não é ensinada a execução penal como uma disciplina autônoma, fazendo com que a grande maioria dos profissionais sintam insegurança e incapacidade em atuar na área.

Os advogados criminalistas mais experientes, que nunca advogaram na Execução Penal, da mesma forma que os advogados iniciantes, também se sentem inseguros, pois é um nicho muito específico de atuação e que necessita de conhecimento técnico aprofundado, prático e teórico, caso contrário, o profissional pode prejudicar de forma drástica o seu cliente apenado.

Pensando nisso, desenvolvi no Instituto Direito Penal Brasileiro – IDPB, o Curso Decolando na Execução Penal, que tem como objetivo ensinar aos alunos o conhecimento teórico-técnico e a prática da execução penal, oferecendo as ferramentas mais eficazes para uma atuação pragmática e efetiva aos profissionais que querem atuar nesse nicho.

Você pode achar que consegue atuar aprendendo tudo sobre a prática com as suas experiências no dia a dia, mas é muito diferente e menos desafiador quando você aprende com especialistas da área e tem todo um suporte para iniciar seus primeiros passos na execução penal. Concorda?

Quando desenvolvi o Curso Decolando na Execução Penal, eu, Cris Dupret, sabia da importância em abordar desde as primeiras preocupações que um advogado criminalista especializado em Execução Penal deve possuir como, por exemplo, como atender o cliente apenado e seus familiares, como precificar os honorários, até como realizar cálculos em cada caso específico, como atuar no processo administrativo disciplinar e muitos outros aspectos da atuação prática básica até as mais complexas. Clique aqui para saber mais.

Características do melhor nicho de atuação da Advocacia Criminal

Os melhores nichos de atuação da Advocacia Criminal precisam apresentar algumas características. Como eu trabalho diretamente com a Execução Penal, posso falar com conhecimento de causa sobre esse nicho, que para mim, é o melhor nicho de atuação dentro da Advocacia Criminal.

A execução penal é um nicho pouquíssimo explorado dentro da Advocacia Criminal. Essa é a primeira característica e uma grande vantagem de atuar nessa área.

Outra vantagem de atuar em Execução Penal é que, dentro do estabelecimento prisional, as notícias “correm” rápido. Assim, é muito comum que o seu primeiro cliente, se satisfeito com o seu trabalho, divulgue-o lá dentro sem nem mesmo você pedir.  Isso faz com que a prospecção de clientes seja mais fácil e rápida do que em outros nichos.

São inúmeros os depoimentos de advogados que começam a atuar em Execução Penal e dentro de bem pouco tempo alcançam um número razoavelmente alto de clientes. No Curso Decolando na Execução Penal do IDPB, tenho o exemplo de um aluno que conseguiu 10 clientes em apenas duas semanas!

Nesse sentido, seus ganhos na Execução Penal podem ultrapassar e muito a média do que é possível ganhar em outros nichos da advocacia criminal ou em cargos públicos. Claro que isso dependerá de todo um caminho estratégico a ser lançado por você no desenvolvimento da sua carreira. Mas, saiba que essa pode ser uma área muito rentável.

Além disso, outra vantagem é que o Processo de Execução Criminal (PEC) tem um procedimento mais simples e objetivo em comparação com o processo de conhecimento, que envolve muitos aspectos diferentes e complexos existentes no processo penal, como análise de provas, audiências, atuação do MP e outros.

No Processo de Execução Criminal, estamos falando de cumprimento de prazos para concessão de benefícios, preenchimento de requisitos, ou seja, questões consideradas mais simples, fazendo com que o trabalho na Execução Penal seja mais direto e dinâmico.

Ademais, na execução penal, os resultados tendem a ser satisfatórios. E digo por experiência própria que, nada é mais prazeroso dentro da prática penal que conseguir diminuir o tempo de pena de um cliente, ou a concessão de um benefício de forma mais rápida, ou mesmo a desconstituição da sentença condenatória através de uma revisão criminal, enfim, trazer essas satisfações ao cliente é simplesmente gratificante!

Por fim, execução penal não é uma matéria longa e é super dinâmico o seu estudo. Contudo, preferencialmente, você precisa fazer um curso de prática para aprender com especialistas a atuar com segurança nessa área, ainda mais se você está iniciando agora na advocacia criminal.

Lembre-se que, a importância da atuação do Advogado Criminalista na execução penal consiste, sobretudo, na garantia de todos os direitos do seu cliente que se encontra preso ou internado.

Para isso, o profissional precisa estar muito bem-preparado para atuar da melhor maneira possível, já que um dos bens mais preciosos pertencentes ao ser humano, que é a liberdade, encontra-se cerceada devido ao cumprimento de uma pena ou medida de segurança imposta ao seu cliente.

Em muitos casos, a pena ou a medida de segurança, representa uma verdadeira crueldade, tomando por base a real condição da maioria dos estabelecimentos prisionais no país.

Com isso, trouxe aqui alguns pontos que acho importantes para dizer a você o porquê vale a pena escolher um nicho de atuação como a Execução Penal e, se você está pensando em se especializar nesse nicho, não perca tempo para viver com qualidade da sua Advocacia Criminal! Clique aqui e conheça o meu curso completo de execução penal.

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page