top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Quais são as vantagens de se especializar em Penal? (ARTIGO COM VÍDEO)

Quais são as vantagens de se especializar em Penal?

Quais são as vantagens de se especializar em Penal? Por que se especializar em Direito Penal? Por que escolher atuar na Advocacia Criminal? Recebo muitas perguntas relacionadas a especialização na Advocacia Criminal, me questionando os motivos pelos quais eu escolhi me especializar nessa área. Se você também possui essa dúvida, esse artigo pode ser bastante útil para você.

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora. Atualmente, coordeno os cursos de Pós-graduação em prática na Advocacia Criminal e em Execução Penal, ambas do IDPB, onde preparamos centenas de profissionais para atuar nessa área promissora. Hoje, quero dividir com você algumas das vantagens de se especializar em Direito Penal. Vamos lá?

Antes, assista o vídeo abaixo:

Os cursos de Pós-graduação do Instituto Direito Penal Brasileiro são inovadores, pois une a teoria necessária à prática, que é fundamental para o exercício da Advocacia Criminal. Se você tem interesse em se especializar na prática da Advocacia Criminal, não deixe de conhecer o nosso curso com o estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal. CLIQUE AQUI

Agora, se você quer se especializar especificamente em Execução Penal, nós te apresentamos nosso curso de Pós-graduação em Execução Penal, onde ensinamos todos os aspectos da atuação prática do advogado criminalista na Execução Penal, desde o atendimento ao cliente corretamente até a realização dos cálculos de progressão de regime, livramento condicional e detração de forma objetiva e simplificada com a calculadora da execução penal, disponível em escritório virtual personalizável com a logo do escritório do aluno e muito mais. CLIQUE AQUI para conhecer!

Como escolher uma pós-graduação em Penal?

Antes de falar das vantagens em si, quero te alertar para um ponto muito importante.  Costumo dizer que, seguir o caminho do desenvolvimento profissional, tanto para o advogado iniciante, quanto para aquele que já atua na prática e nunca se especializou, sempre será a melhor escolha.

Contudo, em se tratando de Advocacia Criminal, é ainda mais essencial se aprimorar e claro, ter uma titulação, desde que a escolha da pós-graduação seja alinhada com o seu objetivo. Isso é muito importante! Você precisa fazer uma escolha que esteja alinhada ao seu caminho profissional. Por isso, eu sei que essa escolha pode ser um grande desafio.

A grande maioria dos profissionais interessados em se especializar em Penal se acostumou a encontrar centenas de anúncios de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, pós-graduação de ciências criminais, com aulas extensas e, infelizmente, nada focadas na prática da advocacia criminal.

Nesse aspecto, você concorda comigo que dedicar meses e meses da sua vida a uma pós-graduação penal que não agrega valor a sua advocacia criminal prática não é uma boa ideia? Sim, pois se você tem interesse em se especializar para atuar na prática da Advocacia Criminal, é importante fazer uma escolha com isso em mente, do contrário, uma especialização somente teórica só te fará perder tempo.

A verdade é que uma pós-graduação na seara penal que seja genérica ou amplamente teórica jamais será focada naquilo que mais importa: Um estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal.

Para escolher uma pós-graduação, você precisa seguir orientações específicas, estratégicas, que te façam buscar de forma certeira e não perder tempo assistindo aulas longas de temas que não te trazem segurança para atuar na prática, seja para fazer uma audiência de custódia, acompanhar um flagrante na delegacia, fechar um contrato, ajuizar uma ação penal privada e por aí vai. Mas, vamos ao tema do artigo de hoje?  

Quais os benefícios de fazer uma Pós-graduação em Penal?

Por mais que o advogado iniciante ou até mesmo o bacharel ou estudante dos últimos períodos da faculdade possa aprender a prática atuando, isso demora muito tempo e na advocacia criminal, não há espaço para erros. O advogado lida com um bem de grande importância: A liberdade do cliente!

Outra forma de ganhar experiência é estudando a prática, seja por livros ou por cursos. Isso é sim um ótimo caminho, mas não te confere titulação. Todo profissional deve fazer cursos livres sim, mas é importante também se dedicar a pelo menos uma formação mais específica e que confira o título de especialista, pós-graduado.

Nesse sentido, a pós-graduação em prática penal é fundamental, não somente para advogados(as) em início de carreira, como também para aqueles que já estão na estrada há algum tempo e precisam se atualizar. E vou além: Mesmo que você esteja finalizando a faculdade, já é hora de pensar e pesquisar sobre o assunto.

Você já deve ter ouvido falar que o mercado jurídico está saturado e não tem espaço para mais ninguém, mas isso não é verdade! Tem muita gente vivendo com sucesso da Advocacia. O mercado sempre terá espaço para quem tem diferenciais a apresentar como um profissional qualificado e especializado. Concorda?

Então, há duas grandes vantagens que chamam atenção em fazer uma pós-graduação: A titulação que será conferida, com um diploma reconhecido pelo MEC e a experiência que se ganha no estudo prático de temas aprofundados. Só que esse segundo benefício só acontecerá se você escolher de forma correta a sua pós-graduação, como te alertei acima.

Ademais, fazer uma Pós-graduação em prática penal também pode ser um grande diferencial para você alcançar posições de lideranças e, consequentemente, melhores remunerações em escritórios ou empresas.

Em outras palavras, fazer uma Pós-graduação em prática penal e se especializar, além de agregar conhecimento, faz com que o seu currículo se destaque no mercado, garantindo uma boa vantagem, pois é um diferencial competitivo. Bem como, te dá vantagem em concursos públicos por meio da prova de títulos.

Então, dependendo do caminho que você pretende seguir na sua carreira, de uma forma ou de outra, fazer uma Pós-graduação em prática penal pode te trazer muitos benefícios!

Lembrando que, na Advocacia Criminal, o profissional tem a possibilidade de ganhar muito mais que em qualquer cargo público. Mas, claro que a questão financeira não deve ser o motor principal da vontade do operador do direito escolher a advocacia privada ou mesmo um cargo público. Contudo, é interessante você saber que os honorários nessa área não são limitados a um valor da causa, diferente de outras áreas do direito. 

Em suma, essas são algumas vantagens de se especializar em Penal, uma área que além de ser apaixonante, pode te proporcionar um retorno financeiro incrível.

O Instituto Direito Penal Brasileiro, como Instituição de Ensino, já auxiliou na formação de mais de dois mil advogados, notadamente nos aspectos práticos da Advocacia Criminal. O IDPB firmou uma parceria com a Faculdade Internacional Signorelli, que possui todos os cursos de pós-graduação reconhecidos e cadastrados no sistema e-MEC.

A Pós-graduação do Instituto Direito Penal Brasileiro é inovadora, pois une a teoria necessária à prática, que é fundamental para o exercício da Advocacia Criminal. O aluno do Curso de Pós-graduação, além de obter ao final do curso a certificação reconhecida pelo MEC, terá a possibilidade de entender todos os aspectos da atuação prática do advogado criminalista, aprendendo a escolher o nicho adequado de atuação, captação de clientes, precificação, fechamento de contrato, acompanhamento de flagrante, realização de audiência de custódia, atuação no processo penal e em fase recursal.

Além da prática cotidiana do advogado, o aluno também terá acesso a temas específicos e de grande relevância jurídica, tais como o módulo de Teoria dos Jogos, com o Professor Alexandre Morais da Rosa e o módulo de Psiquiatria Forense, com o professor e psiquiatra forense Leonardo Meyer. CLIQUE AQUI para conhecer mais dessa Pós-graduação em prática na Advocacia Criminal e todos os benefícios que ela te oferece.

O aluno do Curso de Pós-graduação em Execução Penal, além de obter ao final do curso a certificação reconhecida pelo MEC,  terá a possibilidade de entender todos os aspectos da atuação prática do advogado criminalista na Execução Penal, aprendendo a atender o cliente corretamente, precificar seus honorários, analisar o processo de Execução Penal com segurança, fazer cálculos de progressão de regime, livramento condicional e detração de forma objetiva e simplificada com a calculadora da execução penal, disponível em escritório virtual personalizável com a logo do escritório do aluno.

O curso conta com módulos atualizados e baseados não só nos temas teóricos a serem aplicados de forma prática, mas também com aporte jurisprudencial constante. CLIQUE AQUI para conhecer mais!

Bom, se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal e está procurando uma Pós-graduação, conheça os cursos de Pós-graduação do IDPB, 100% virtual, com professores convidados renomados, com o ensino estratégico e focado na prática, reconhecida pela MEC, com disponibilização de amplo material de apoio, acesso completo a mais de 1800 obras de direito da Saraiva, com TCC opcional e duração de 6 meses!

2 visualizações0 comentário

Коментари


bottom of page