top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

O que fazer para ser um advogado criminalista bem-sucedido?

O que fazer para ser um advogado criminalista bem-sucedido?

O que fazer para ser um advogado criminalista bem-sucedido? De que forma obter sucesso na prática da Advocacia Criminal? Essa é a pergunta de milhões! Brincadeiras à parte, saber como alcançar o sucesso é uma dúvida muito comum entre os advogados criminalistas iniciantes. Mas, também é de advogados mais experientes que ainda não encontraram o caminho certo para o sucesso na Advocacia Criminal.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista atuante, principalmente, na área de consultoria e mentora de advogados iniciantes na Advocacia Criminal através do Curso de Prática na Advocacia Criminal, onde preparo, com foco na prática, advogados que desejam atuar com segurança na área penal.

Sempre ressalto que, para ser um advogado criminalista bem-sucedido é preciso seguir várias estratégias, o que pode ser bastante desafiador, mas completamente possível! Vamos falar sobre isso?

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

A concorrência na Advocacia e como se destacar

É muito desafiador começar uma carreira do zero. Isso serve não apenas para a Advocacia, mas qualquer outra carreira que exija muito preparo do profissional.

A maioria dos Advogados Criminalistas iniciantes ficam completamente perdidos no começo da carreira e desconhecem o caminho que devem percorrer para alcançar o sucesso profissional.

Isso é completamente comum. Realmente, o início na Advocacia Criminal pode ser extremamente duro se você não seguir um planejamento, traçando as metas necessárias para chegar ao destino final: a satisfação de ser reconhecido pelo seu árduo trabalho dentro da área criminal.

Atualmente, a verdade é que a concorrência na advocacia é grande. Contudo, mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados muito bem-sucedidos, especialmente os criminalistas, onde de forma diversa da advocacia cível, por exemplo, não há uma limitação específica sobre o valor da causa.

Assim, para ser um advogado criminalista bem-sucedido é preciso ter muita dedicação, foco, resiliência, além de adotar as estratégias certas e ter disciplina até alcançar o patamar que planejou para a sua carreira. Outra dica que dou é ter CONSISTÊNCIA. O sucesso não virá de um dia para o outro ou até mesmo de um ano para o outro. É preciso continuar firme e colocar em prática todas as ações que planejou, na frequência que planejou, para que no tempo certo você passe a “colher os frutos” de todo o esforço despendido.

Nesse sentido, decidi trazer algumas orientações para você que deseja iniciar na advocacia criminal ou já está advogando na área e ainda não sabe o que fazer para ter uma carreira de sucesso.

Obviamente, não existe uma “receita pronta de bolo” de como ser um advogado bem-sucedido e não pretendo esgotar o tema nesse post. Aqui trago dicas importantes que eu mesma coloquei em prática na minha carreira na Advocacia Criminal, mas existem outras dicas tão bacanas quanto.

Escolha um nicho de atuação

Essa é uma das dicas mais importantes que sempre ressalto para os meus alunos e alunas. No primeiro módulo do Curso de Prática na Advocacia Criminal chamado “O Advogado iniciante”, faço questão de levar aos meus alunos orientações iniciais para aqueles que desejam sair do zero na prática penal. Assim, a primeira aula desse módulo é sobre a escolha do nicho de atuação.

Sempre falo que “quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada”, e isso é uma realidade na advocacia, concorda? Se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista ou “clínico geral”, e está tudo bem! Isso é comum e não é de todo errado no início.

Porém, você precisa definir suas metas e prioridades logo no início da carreira, de preferência. Então, defina um nicho interessante, promissor, pouco explorado, que você tenha uma afinidade e especialize-se nele. Você precisa ser reconhecido como autoridade dentro do seu nicho de atuação.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele. Justamente porque o mercado atual possui uma enorme margem de crescimento para os profissionais especializados.

Na Advocacia Criminal temos vários nichos como a advocacia consultiva, o Criminal Compliance, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes. Eu sou especialista no nicho da Execução Penal e digo que este é um dos nichos mais promissores que temos hoje.

Faça marketing de conteúdo

Não me canso de dizer que a tecnologia está aí e ela oferece muitas vantagens para você que deseja crescer na Advocacia Criminal. As redes sociais são uma grande ferramenta para os advogados atualmente e, por isso, você precisa utilizá-las para divulgar seu trabalho através do marketing de conteúdo, por exemplo.

Faça marketing de conteúdo! Nossos clientes também acessam as redes sociais, analisam conteúdo e verificam se o profissional que desejam contratar possui uma expressividade em sua profissão. Por isso, você precisa dar publicidade ao seu conhecimento no seu nicho de atuação.

O marketing de conteúdo pode te proporcionar uma maior prospecção de clientes de forma ética e orgânica, produzindo conteúdos úteis e inteligentes para o seu público-alvo, trazendo “soluções” para as “dores” das pessoas que consomem seu conteúdo e se tornando uma referência na sua área de atuação dentro da Advocacia Criminal.

Se você acredita que pode melhorar e impressionar o seu cliente, fechar bons contratos, deixo aqui uma dica que pode te ajudar e muito nesse passo: é o meu Curso de Marketing de Autoridade para Advogados! Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso na Advocacia Criminal!

Faça um bom atendimento ao cliente

Eu acredito que o marketing jurídico é uma ferramenta essencial para sua carreira de sucesso na Advocacia Criminal. Porém, não esqueça da indicação boca a boca, que ocorre toda vez que um cliente fica satisfeito com seu atendimento, o que pode gerar boas indicações e fidelização!

Além do mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional. Desta forma, não cometa o erro de não cultivar um bom relacionamento com o cliente.

Não faça apenas o básico, extrapole ao extraordinário! Procure retornar as ligações e responder os e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.  Sempre mantenha seu cliente bem-informado sobre o andamento processual, enfim, ele precisa saber que você está trabalhando para conseguir o melhor para ele. Essa atitude passa uma imagem de zelo e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Seja antifrágil

Por último, uma dica que acho fantástica não somente para a sua carreira profissional, mas para tudo na sua vida.

Um advogado antifrágil visualiza no período da pandemia, por exemplo, uma nova perspectiva de atuação, diante de problemas como a necessidade de reavaliação de situações prisionais, adotando a postura ativa de agir nesses casos, tendo a possibilidade de atendimento de mais clientes.

A antifragilidade é uma habilidade que vai além da resiliência. Antifragilidade é um conceito que ressalta a capacidade de evoluir diante de situações adversas. Não é sobre se manter forte ou resiliente. Ao invés de resistir e esperar a calmaria, o antifrágil vai além e evolui com os impactos. Pense nisso!

Bom, espero ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal e busca o sucesso profissional.

Caso tenha interesse em se qualificar para a Advocacia Criminal, conheça o Curso de Prática na Advocacia Criminal, 100% on-line, composto por 15 módulos, mais de 160 aulas, mais de 60 horas de aula, banco com modelos de peças processuais e roteiros para elaboração, modelos de contrato, de procuração e que objetiva passar toda a experiência na Prática da Advocacia Criminal, além de possibilitar a atualização de profissionais da área.

1 visualização0 comentário
bottom of page