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O início na Advocacia Criminal: Como conseguir os primeiros clientes na Advocacia Criminal?

O início na Advocacia Criminal: Como conseguir os primeiros clientes na Advocacia Criminal?

Eu sou advogada criminalista há muitos anos, afinal me formei em 2001, então imagine a trajetória e os obstáculos que já tive que vencer. E por isso estou aqui hoje para trazer algumas dicas de como conseguir os primeiros clientes na advocacia criminal.

Meu nome é Cristiane Dupret, sou presidente do IDPB, professora de Penal e advogada criminalista na área consultiva.

Como conseguir seus primeiros clientes na Advocacia Criminal? Essa é uma pergunta muito recorrente, geralmente dos nossos alunos aprovados na Segunda Fase da OAB de Direito Penal e que pretendem seguir a carreira na Advocacia Criminal, porque, afinal de contas, essas estratégias referentes a prática penal não são ensinadas na faculdade.

Mas também é motivo de dúvida de advogados criminalistas que já atuam na área. E muitos advogados não conseguem novos clientes e casos, porque eles não se dedicam a desenvolver atividades para seu negócio. No Curso de Prática na Advocacia Criminal temos um módulo para o advogado iniciante onde trabalho também essas questões assim como outros aspectos importantes para o início da carreira na prática penal.

Assista o vídeo e depois continue a leitura.

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Para quem está começando agora na Advocacia Criminal, eu sei o quanto esse início de carreira é desafiador! Por isso, tenho trazido aqui alguns artigos com orientações a respeito desse início da sua trajetória na Advocacia Criminal na tentativa de te ajudar a começar acertando! E lógico que uma das principais dúvidas é justamente como conseguir clientes na advocacia criminal.

Então, hoje decidi trazer algumas dicas importantes para você que já está advogando na área ou quer iniciar a sua carreira na Advocacia Criminal e possui várias dúvidas de como captar clientes.

Antes disso, vale destacar que não se trata de uma fórmula mágica, e nem pretendo esgotar esse assunto nesse artigo. São apenas dicas que considero relevantes diante da nossa experiência enquanto imersos neste “mundo da Advocacia Criminal”.

Portanto, neste texto vou te dar um possível direcionamento para alcançar seus resultados na prospecção de clientes.

Inscreva-se como Advogado Dativo

Essa pode ser uma grande oportunidade para captação de clientes e para desenvolver a experiência na prática penal. Defensor Dativo é o advogado nomeado pelo juiz para defender o réu gratuitamente, podendo ou não receber remuneração paga pelo Estado. Conforme cada caso, os Defensores Dativos são remunerados pelos cofres públicos e desempenham uma atividade transitória, pois, normalmente, atuam de forma esporádica em alguns processos ou atos processuais específicos.

Atuando desta forma, você amplia a sua visibilidade na sua região, colocando a sua autoridade e expertise na Advocacia Criminal em prática e, nessa função, conhece muitos profissionais de outras áreas, podendo assim surgirem parcerias proveitosas.

Para se inscrever para uma vaga de Defensor Dativo, o advogado voluntário deve buscar informações acerca da inscrição. Em alguns locais, será na Seccional/Subseção da OAB. Em outros locais, ocorre no Tribunal de Justiça, que pode disponibilizar cadastro, inclusive eletrônico.

Faça parcerias

Como indiquei acima, as parcerias podem ser bastante produtivas e vantajosas. Faça parcerias com advogado e/ou escritórios de Advocacia Criminal de outras cidades. Busque na internet os contatos e mande e-mail com uma proposta de parceria, marque uma reunião e apresente o seu trabalho.

Você também pode buscar fazer parcerias com escritórios da sua região já consolidados em outras áreas do Direito que não seja especializado em Advocacia Criminal.

Desta forma, quando eles receberem clientes da área criminal, eles podem te indicar como especialista. Também é uma ótima forma de captar clientes.

Lembre-se que você precisa apresentar as vantagens dessa parceria. Por que o escritório deve fazer parceria com você?

Seja um Advogado correspondente

A contratação de correspondentes jurídicos tem se tornado cada vez mais comum no mercado da advocacia. Na verdade, acaba sendo uma maneira de economizar para realização de serviços que exigem o deslocamento físico.

Podemos dizer que é uma forma de advocacia colaborativa e você ainda tem grandes chances de ter um retorno financeiro e realizar ótimas parcerias que podem render bons clientes.

Existem alguns sites que você pode se cadastrar e oferecer seus serviços de advocacia criminal e outros como o Apoio Forense, Migalhas, Diligeiro, Dubbio, Juriscorrespondente e outros.

Construa sua marca e seus valores

Mais do que um logotipo, você precisa saber como quer ser reconhecido dentro desse mercado da Advocacia Criminal. O Advogado Criminalista deve saber, de forma cristalina, quais são seus diferenciais!

Essa deve ser uma preocupação essencial: a construção da sua marca e dos seus valores que te diferenciam dos seus concorrentes.

Por qual motivo um cliente te contrataria e não um concorrente?

Pense nisso e comece a anotar todas as ideias que surgirem. Até que em um momento você terá o seu portfólio pronto, contendo a sua história, seus valores, o seu nicho de atuação e muito mais informações que chamem a atenção de quem procura um profissional da área criminal!

Faça marketing de conteúdo

Não podemos esquecer que nossos clientes são pessoas como nós! Eles também acessam as redes sociais, analisam conteúdo e verificam se o profissional que desejam contratar possui uma expressividade em sua profissão.

É preciso dar publicidade ao seu conhecimento, a sua expertise na área!

Nesse sentido, te faço algumas perguntas: Você está preparada (o) para essa análise exigente do cliente? E você sabe exatamente o que pode e o que não pode fazer de acordo com o Estatuto da OAB? Você conhece todas as ferramentas tecnológicas que os seus clientes estão utilizando? Suas mídias sociais são condizentes com a de outros profissionais que se apresentam como seus concorrentes? Você conhece todas as ferramentas tecnológicas que os seus clientes estão utilizando?

Há diversas estratégias de marketing efetivas para advogados. Em resumo, montar um site que seja atraente e informativo é uma delas.

Se você acredita que pode melhorar e impressionar o seu cliente, fechar bons contratos, deixamos aqui uma dica que pode te ajudar e muito nessa estratégia: é o nosso Curso de Marketing de Autoridade para Advogados!

Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso na Advocacia Criminal, tudo de acordo com as regras do Código de Ética da OAB.

Bom, resumindo, quem inicia na Advocacia Criminal deve ter essas dicas em mente para traçar uma meta e conseguir muitos clientes no começo da sua jornada na prática penal!

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