top of page
Foto do escritorDario Alexandre

Execução penal como nicho promissor da Advocacia Criminal

Execução penal como nicho promissor da Advocacia Criminal

Quem sabe que sou especialista e atuo nesse nicho, sempre me pergunta quais são as vantagens. São muitas e, no artigo de hoje, vou tentar passar uma visão geral para você que está interessado em atuar em execução penal, ok? 

Eu sou o Ulisses Pessôa, advogado criminalista e mentor de advogados e advogadas que desejam iniciar a sua carreira nesta área de atuação. Atualmente, preparo advogados no Curso Decolando na Execução Penal, onde ensinamos todos os aspectos importantes para que o advogado aprenda a atuar nesse nicho muito promissor. No artigo de hoje, quero trazer aqui três das várias vantagens de se atuar nesse nicho da Advocacia Criminal.

CLIQUE AQUI – Curso Completo de Advocacia Especializada em Execução Penal – curso teórico e prático, 100% on-line, com visualizações ilimitadas das aulas, certificado de conclusão e material de apoio, Banco de peças, modelos e jurisprudências, ambiente de dúvidas diretamente com a Professora Cris Dupret, acesso ao incrível ESCRITÓRIO VIRTUAL composto pela CALCULADORA ON-LINE E FICHA DE ATENDIMENTO DIGITAL PERSONALIZÁVEIS, ferramentas que facilitam demais a vida do advogado que deseja se especializar nessa área e muito mais!

Por que escolher um nicho específico na área penal?

Qual o nicho mais promissor da Advocacia Criminal? Muitos advogados iniciantes na área penal me perguntam se vale a pena atuar na Execução Penal. Eu costumo dizer que esse um dos nichos mais promissores, por vários motivos! Mas, antes de falar das vantagens de atuar na execução penal, vamos falar sobre a importância de escolher um nicho para atuar.

Você já deve ter me ouvido falar que “quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada”, e isso é uma realidade na advocacia. Se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista ou “clínico geral”, aceitando quase tudo que aparecer para poder começar a ganhar algum dinheiro. Isso é comum e não é de todo errado no início, porém, tenha em mente o seu objetivo e haja dentro dos limites dele. Então, defina a sua prioridade, qual seja, escolha um nicho interessante, se especialize nele, e trace as metas para que isso se concretize.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele.  É certo que o mercado jurídico está saturado para os clínicos gerais, mas possui uma enorme margem de crescimento para os especializados/nichados.

A Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Com o passar do tempo, o Advogado Criminalista, ainda que inconscientemente, passa a atuar com maior foco em determinado nicho.

Definir um nicho de atuação dentro da área criminal resulta em uma definição ainda maior das prioridades quanto às medidas para prospecção de clientes, por exemplo. Portanto, sabendo em qual área específica atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Logo, é mais fácil imaginar o que ele faz ou lê, onde frequenta, quem pode indicá-lo etc.

Na Advocacia Criminal, temos vários nichos como a execução penal, a advocacia consultiva, o Criminal Compliance, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes e pouco explorados no mercado. Eu sou especialista no nicho da Execução Penal e digo que este é um dos nichos mais promissores que temos hoje. Abaixo, vou destacar três dos vários motivos pelos quais eu escolhi a Execução Penal.

Execução Penal é um nicho pouco explorado

Eu sempre repito a mesma coisa para os meus alunos e alunas que me perguntam sobre qual nicho escolher para atuar na Advocacia Criminal: escolha um nicho pouco explorado no mercado!

A Execução Penal é uma das partes menos estudadas pelos Advogados Criminalistas, apesar de ser extremamente importante, pois trata-se de uma fase em que a liberdade do seu cliente está cerceada, ocasião em que ocorre enorme violação das disposições constitucionais e legais.

Mas, infelizmente, durante o curso de Direito, não é ensinada a execução penal como uma disciplina autônoma. Geralmente, o professor acaba somente dando uma “pincelada” sobre o tema execução penal quando é abordado o assunto pena, na disciplina que abrange a parte geral do Direito Penal.

Se você está buscando um nicho dentro da Advocacia Criminal para atuar, ser especialista em execução penal pode ser um caminho próspero, já que existe pouca oferta no mercado, ou seja, existem poucos especialistas neste nicho.

Ressalta-se que, para atuar nesse nicho, é de suma importância o domínio da técnica da execução penal. Além de saber e entender que para desbravar este ramo da advocacia criminal, precisa-se de dedicação, e entendimento teórico e prático.

O direito de execução penal é de extrema importância e deve ser conduzido dentro da melhor técnica processual.

Execução Penal tem um procedimento mais simples

Diferente do processo de conhecimento, que envolve inquérito policial, análise de provas, audiências, atuação do MP, e várias outras complexidades que existe no processo penal, na Execução Penal é um pouco mais objetivo.

Estamos falando de cumprimento de prazos para concessão de benefícios, preenchimento de requisitos, provas documentais, ou seja, questões consideradas mais simples, fazendo com que o trabalho na Execução Penal seja mais direto e dinâmico.

Na Execução penal a prospecção de clientes é mais fácil

Não esqueça que um cliente satisfeito é sinônimo de boas indicações e fidelização! De mais a mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional.

Dentro do estabelecimento prisional, as notícias “correm” rápido. Por isso, é muito comum que o seu primeiro cliente, se satisfeito com o seu trabalho, divulgue-o lá dentro sem mesmo você solicitar. Assim, surgem muitos outros clientes por indicação.

Desta forma, não cometa o erro de negligenciar seu relacionamento com o cliente. Seja paciente e atencioso no atendimento ao seu cliente. Escute o que ele tem a dizer.

Dica prática para atendimento ao cliente na área criminal

Procure retornar as ligações e responder os e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.

Seja sempre diligente para não permitir nenhuma arbitrariedade administrativa para com ele, caso ele já esteja em uma unidade prisional. E esse será o caso se você se especializar em Execução Penal.

Sempre mantenha seu cliente bem-informado sobre o andamento processual. Essa atitude passa uma imagem de zelo e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Assim, quando você desenvolve um trabalho diferenciado perante seu cliente, estando sempre à disposição dele e da sua família para esclarecimentos ou dúvidas, se mostrando compreensivo com as dificuldades apresentadas, isso vai fazer com que a sua forma de trabalhar repercuta de forma positiva e você conquiste outros clientes.

Bom, trouxe apenas alguns pontos que acho importantes para dizer a você que vale a pena atuar na Execução Penal e, ainda falei brevemente sobre o atendimento ao cliente. Contudo, não esgotei o assunto, pois existem muitas outras vantagens de se atuar nessa área.

Se você está pensando em se especializar nesse nicho, não perca tempo e procure logo se qualificar para assim, viver com qualidade da sua Advocacia Criminal. Clique aqui e conheça o nosso Curso Decolando na Execução Penal.

No Curso Decolando na Execução Penal do IDPB, os alunos têm acesso ao banco de modelos de peças penais, banco de jurisprudência, material de apoio em PDF completo, aulas em vídeo, ambiente de dúvidas, grupo de whatsapp com advogados de todo o país e muito mais!

Além do Curso Decolando, receba acesso gratuito ao Escritório Virtual, com calculadora on-line, ficha de atendimento personalizáveis e atualizações diárias. Assim, fica muito mais prático para você que está iniciando sua atuação na Execução penal.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page