top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Como ser um advogado criminalista bem-sucedido em 2023?

Como ser um advogado criminalista bem-sucedido em 2023?

Como ser um advogado criminalista bem-sucedido? A pergunta de 1 milhão de reais! Todos que ingressam na advocacia criminal querem alcançar o sucesso, é claro! Mas, poucos estão dispostos a tornar isso possível. Existe todo um caminho a ser percorrido para ser bem-sucedido na Advocacia Criminal. Nesse sentido, vou dar algumas orientações aqui para você que está buscando o sucesso profissional, ok?

Eu sou a Cris Dupret, advogada consultora, autora de diversas obras jurídicas, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito. Sou presidente do IDPB e coordeno o Curso de Prática na Advocacia Criminal, onde preparo centenas de advogados que desejam obter a segurança necessária para atuar na prática da Advocacia Criminal.

CURSO DE PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL – CLIQUE AQUI curso prático que abrange honorários, precificação, atendimento em delegacia, acompanhamento de flagrante, atuação no processo, em audiências, em recursos, 100% on-line, com visualizações ilimitadas das aulas, certificado de conclusão e material de apoio, Banco de peças, modelos e jurisprudências, ambiente de dúvidas diretamente com a Professora Cris Dupret. ACESSO POR DOIS ANOS E PARCELAMENTO NO BOLETO EM ATÉ 24 VEZES.

Como se destacar na advocacia criminal em 2023?

A concorrência na advocacia é muito grande atualmente, contando com mais de um milhão de advogados no país, além de uma quantidade enorme de bacharéis e estudantes de Direito. Mas é claro, que mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados extremamente bem-sucedidos, especialmente os criminalistas, onde de forma diversa da advocacia cível, por exemplo, não há uma limitação específica sobre o valor da causa.

Para isso, o advogado criminalista precisa percorrer todo um caminho estratégico. Dentre várias ações necessárias, é importante escolher um nicho interessante, posicionar-se como autoridade, fazer uso do marketing jurídico, saber como alcançar o cliente, como atendê-lo, como mostrar o valor dos seus honorários e muito mais.

Então, decidi aqui focar em três orientações importantes para você que já está advogando na área e ainda não sabe o que fazer para ter uma carreira próspera. De certa forma, as mesmas orientações podem ser aproveitadas por aqueles que ainda vão iniciar a sua carreira na Advocacia Criminal.

Desenvolver a antifragilidade

Você já ouvir falar em antifragilidade? Nicholas Taleb, professor do Instituto Politécnico de Nova York, escreve sobre o tema.

Trata-se de uma postura voltada a beneficiar-se do caos. A princípio, parece estranha essa afirmação, assim como o próprio nome da obra escrita por Taleb. Em uma breve síntese, ser antifrágil é mais que ser resiliente. É usar as dificuldades como instrumentos para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

A evolução pessoal e profissional baseada no enfrentamento de situações desafiadoras é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho, o que pode contribuir muito para alavancar sua carreira

O advogado resiliente simplesmente aceita as dificuldades. A resiliência é uma postura mais passiva, enquanto a antifragilidade possibilita novas perspectivas e atitudes diante de adversidades.

A antifragilidade demonstra uma característica pela qual as adversidades não são superadas pela reação, mas sim pelo entendimento do contexto das adversidades e um constante aprendizado, procurando entender o que se passou, aprendendo com os erros e evoluindo continuamente, de forma a se colocar em uma posição proativa e consciente.

O advogado antifrágil, por exemplo, visualiza no período da pandemia, uma nova perspectiva de atuação, diante de problemas como a necessidade de reavaliação de situações prisionais, adotando a postura ativa de agir nesses casos, tendo a possibilidade de atendimento de mais clientes.

Para desenvolver a antifragilidade são necessárias algumas atitudes como, por exemplo, não ser controlador e deixar que a aleatoriedade ocorra; ter a mente aberta e sair da zona de conforto; evitar grandes riscos que tragam prejuízos e experimentar pequenos riscos. Leia também: Habilidades Soft Skills na advocacia

Fazer marketing de conteúdo jurídico

Sabe-se que existem mais de um milhão de advogados ativos, segundo o site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como se destacar no mercado jurídico tão competitivo? Como conquistar mais clientes? Como dar publicidade ao seu conhecimento dentro de um determinado nicho de atuação?

Eu sempre apostei nas estratégias de marketing jurídico digital e, posso dizer que esse foi um dos grandes fatores que alavanquei a minha carreira na Advocacia Criminal. Eu acho muito importante que fiz um MBA em Marketing Digital e estudo diariamente este tema para aplicar em meu negócio.

O marketing jurídico deve ser composto por uma série de ações planejadas de interação e conteúdo para o seu público-alvo (potenciais clientes do seu nicho de atuação). O advogado criminalista que deseja alavancar a sua carreira, precisa investir em marketing digital e buscar ter uma presença online efetiva, que pode ser através de publicação de conteúdos jurídicos e outras estratégias.

Logicamente que é preciso atuar de acordo com as regras estabelecidas pelo código de ética da OAB. Mas, mesmo com as restrições impostas pela OAB, há muitas estratégias que um escritório de advocacia pode adotar para alcançar seus objetivos através do marketing digital.

Assim, existem alguns motivos bastante relevantes para você investir em marketing digital. Leia também: Como fazer um bom marketing jurídico?

Prestar um atendimento de qualidade

O marketing jurídico é essencial para sua carreira de sucesso. Mas, não esqueça que um cliente satisfeito é sinônimo de boas indicações e fidelização!

De mais a mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional.

Desta forma, não cometa o erro de negligenciar seu relacionamento com o cliente. Procure retornar as ligações e responder os e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.

Sempre mantenha seu cliente bem-informado sobre o andamento processual. Essa atitude passa uma imagem de zelo e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Bom, espero ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal. Claro que existem muitas outras estratégias importantes para você alcançar o sucesso na Advocacia Criminal.

Diariamente, eu posto esses conteúdos aqui no intuito de te ajudar nesse desafio de melhorar a sua atuação nessa área penal. Então, não deixe de me acompanhar aqui e nas minhas redes sociais.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page