top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Como estudar para atuar na Advocacia Criminal?

Como estudar para atuar na Advocacia Criminal

Como estudar para atuar na Advocacia Criminal? Como estudar Direito Penal na prática? Essa é uma pergunta recorrente de muitos advogados iniciantes na área criminal, que precisam iniciar sua atuação na prática da Advocacia Criminal e não sabem como dar o primeiro passo.

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora. E hoje quero dividir com você algumas dicas de como estudar para atuar na Advocacia Criminal.

Antes de iniciar o tema, se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de se inscrever gratuitamente na Aula Magna de Especialização na Advocacia Criminal, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de abril. CLIQUE AQUI.

Hoje, quero trazer algumas dicas importantes e diretas ao ponto sobre como estudar Direito Penal na prática, para você que está iniciando sua atuação na Advocacia Criminal.

Estude Direito Penal aliando a teoria à prática

Para a atuação criminal, é muito importante saber aliar a teoria à prática penal para se alcançar os resultados pretendidos em cada caso concreto. Obviamente que, estudar aliando a teoria à prática para quem está iniciando a carreira na Advocacia Criminal é um grande desafio!

Por isso, eu indico que você procure uma especialização na prática da Advocacia Criminal para que você aprenda com especialistas e, além disso, ainda conquiste uma titulação, o que pode te dar muitas vantagens ao longo da sua carreira.

Você precisa, sobretudo, dominar até o artigo 120 do Código Penal, realizando um estudo avançado dos temas que compõem essa parte da matéria, denominada parte geral, como, por exemplo, saber o que é o conceito analítico de crime, como funciona a extinção da punibilidade, as excludentes de ilicitude e da culpabilidade, a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, os princípios que regem o Direito Penal, os aspectos do concurso de pessoas e de crimes, as modalidades de erro, a dosimetria da pena, enfim, todos os temas pertinentes à parte geral.

Não adianta você querer estudar todos os crimes em espécie do zero, se você ainda não domina a parte geral da matéria, entende? Se não for dessa forma, como você irá entender, por exemplo, o que cada qualificadora do crime de homicídio significa ou como são aplicadas na dosimetria da pena? Ou como tratar do crime de furto sem saber o que significa o princípio da insignificância?

São muitos os exemplos de que é imprescindível que você construa uma base sólida da parte geral, para então partir para a compreensão da parte especial. Do contrário, será muito mais desafiador!

Uma boa pós-graduação em prática na Advocacia Criminal pode te auxiliar muito nesse começo de carreira.

Participe de atividades envolvendo a Advocacia Criminal

Se envolver em atividades disponíveis sobre a Advocacia Criminal também é uma forma de estudar e se manter atualizado. Então, participar de grupos de estudo, acompanhar canais de notícias e atualizações, ingressar em comissões da OAB que tenham o foco em Direto Penal, ir a eventos como seminários, congressos, palestras, enfim, tudo que te remeta ao estudo do Direito Penal.

Nesse sentido, te convido a entrar no meu canal do Telegram, onde coloco as notícias principais do dia e conteúdos que podem agregar bastante a sua prática penal na Advocacia Criminal., inclusive os avisos de aula ao vivo no Youtube que realizo toda terça-feira às 19h, sobre temas super relevantes para a sua atuação prática.

Faça essa imersão no mundo do Direito Penal para que você esteja sempre em contato com a matéria e, consequentemente, te lembrando sempre da necessidade de estudar!

Em suma, essas foram duas dicas bem importante e espero ter te ajudado a iniciar o estudo do Direito Penal de forma correta ou ter te dado um norte, caso você já esteja neste caminho. Nunca pare de estudar!

E se você está pensando em ser um advogado criminalista, deixo mais uma vez aqui o convite para a Aula Magna Especialização na Advocacia Criminal, organizada por mim, onde vou aplicar os conhecimentos acumulados por mais de 15 anos ao longo da minha carreira e das minhas especializações, notadamente no âmbito Penal.

Ocorrerá ON-LINE entre os dias 12 e 13 de abril. Garanta agora sua vaga na Aula Magna de Especialização na Advocacia Criminal e tenha acesso aos mesmos materiais e conteúdos exclusivos que já ajudaram inúmeras pessoas a encontrarem a sua melhor versão.

Te espero lá!

3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page