top of page
Foto do escritorDario Alexandre

Como captar clientes na Advocacia Criminal?

Como captar clientes na Advocacia Criminal?

Como captar clientes na Advocacia Criminal? Esse é um grande desafio, principalmente, no início da carreira. Porém, existem algumas estratégias que você pode adotar para conseguir mais clientes na área criminal como, por exemplo: ser advogado dativo; correspondente jurídico e fazer parcerias! Vamos falar sobre isso?  

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou advogada criminalista consultora, autora de diversas obras jurídicas, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito. Sei como é desafiador iniciar a prática criminal, mas, seguindo um caminho estratégico, é totalmente possível atuar com segurança, conseguir mais clientes e alavancar a sua carreira na área penal.

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Inicialmente, para atuar na prática e ganhar experiência na Advocacia Criminal, é essencial que você faça uma especialização em prática penal. Se você está iniciando a sua atuação na área criminal, o mais recomendado é que você estude com especialistas que irão te ensinar os principais aspectos práticos, noções essas que você não aprendeu na faculdade e não aprenderá somente nos livros.

Assim, minha primeira orientação para você que deseja iniciar sua atuação na Advocacia Criminal é a realização de um curso de prática para desenvolver o conhecimento teórico e prático necessários para a atuação na área penal, tanto para advogados(as) em início de carreira, quanto para aqueles que já atuam, porém precisam estar sempre atualizados.

Além disso, ser especialista te confere mais autoridade naquela área de atuação, o que pode impactar diretamente no aumento da sua carteira de clientes e nos seus honorários.

Para ter sucesso em qualquer carreira profissional, é preciso estudar muito, se qualificar e se especializar, cada vez mais. Ainda mais em profissões que lidam com a vida das pessoas, como na Advocacia Criminal.

Quando idealizei o Curso de Prática na Advocacia Criminal aqui do IDPB, pensei exatamente em como poderia levar segurança e conhecimento prático para aqueles advogados que gostariam de se especializar na área, porém não sabiam por onde iniciar.

Assim, o curso de prática penal do IDPB nasceu desse meu desejo de ensinar os aspectos práticos fundamentais para o seu desenvolvimento profissional como a escolha de um nicho de atuação; o atendimento ao cliente; como se portar em uma audiência criminal; como atuar em sede policial; como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente e muitas outras que surgem no início da sua atuação na prática penal.

Ao desenvolver o curso, pensei ainda nos demais aspectos que envolvem a prática como os modelos editáveis e roteiros de peças, o material de apoio em formato pdf, o networking através do grupo de whatsapp com advogados de todo o Brasil, o ambiente de dúvidas diretamente comigo, como conseguir mais clientes e muito mais!

Além disso, o curso ainda possui certificado emitido pelo Instituto de Direito Penal Brasileiro, conferindo grande valor pedagógico e profissional ao certificado, que ainda contém todo o conteúdo programático do curso em seu verso.

Agora, vamos às orientações que penso serem essenciais, principalmente, para o início da sua carreira na Advocacia Criminal, até você ser realmente reconhecido pela sua atuação e, assim, os clientes possam ver valor na cobrança dos seus honorários e não somente despesa.

Inscreva-se como Advogado Dativo

Essa pode ser uma grande oportunidade para captação de clientes e para desenvolver a experiência na prática penal.

Defensor Dativo é o advogado nomeado pelo juiz para defender o réu gratuitamente, podendo ou não receber remuneração paga pelo Estado. Conforme cada caso, os Defensores Dativos são remunerados pelos cofres públicos e desempenham uma atividade transitória, pois, normalmente, atuam de forma esporádica em alguns processos ou atos processuais específicos.

Atuando desta forma, você amplia a sua visibilidade na sua região, colocando a sua autoridade e expertise na Advocacia Criminal em prática e, nessa função, conhece muitos profissionais de outras áreas, podendo assim surgirem parcerias proveitosas.

Para se inscrever para uma vaga de Defensor Dativo, o advogado voluntário deve buscar informações acerca da inscrição. Em alguns locais, será na Seccional/Subseção da OAB. Em outros locais, ocorre no Tribunal de Justiça, que pode disponibilizar cadastro, inclusive eletrônico.

Seja um Advogado correspondente

Uma forma de iniciar e ganhar experiência na área criminal é ser advogado correspondente. Além disso, essa atividade faz com que o profissional amplie o seu networking, podendo surgir várias parcerias e clientes a partir disso.

A contratação de correspondentes jurídicos é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no mercado da advocacia, além de ser uma maneira de economizar para realização de serviços que exigem o deslocamento físico, por exemplo.

Podemos dizer que é uma forma de advocacia colaborativa e você ainda tem grandes chances de ter um retorno financeiro e realizar ótimas parcerias, que podem render bons clientes.

Existem alguns sites que você pode se cadastrar e oferecer seus serviços de advocacia criminal e outros como o Apoio Forense, Migalhas, Linkjur, Dubbio e outros.

Faça parcerias com advogados criminalistas mais experientes

No início da sua atuação na prática da Advocacia Criminal, as parcerias podem ser bastante produtivas e vantajosas. Proponha parceria com colegas mais experientes que você, que já advogam na área criminal há mais tempo e possuem uma ampla vivência nessa área. Essa é uma forma de trocar experiências que pode ajudar na sua construção como profissional, ainda mais nesse início de carreira.

Nesse sentido, você pode combinar com esse parceiro uma forma de divisão de honorários que seja justa para ambos. Assim, toda vez que você receber um cliente, pode se reunir com esse parceiro e discutir juntos a melhor forma de atuar naquele caso. Você vai se sentir mais seguro e ganhar mais experiência!

Além disso, faça parcerias com escritórios de Advocacia Criminal de outras cidades. Busque na internet os contatos e mande e-mail com uma proposta de parceria. Ofereça-se para atuar como associado de algum escritório de Advocacia Criminal. Pode ser uma boa forma de iniciar a sua experiência prática.

Bom, claro que não esgotei o assunto aqui, mas espero ajudar você que deseja dar os primeiros passos na Advocacia Criminal e conseguir mais clientes!

Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal e está procurando um curso de prática na Advocacia Criminal 100% virtual, com professores especialistas, com o ensino estratégico e focado na prática, com disponibilização de amplo material de apoio, grupo de whatsapp e muito mais, CLIQUE AQUI.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page