5 motivos para iniciar na Advocacia Criminal
Muitos alunos e alunas recém-formados, ainda não sabem em que área atuar e se especializar. Diante de tantas incertezas, recebo muitas perguntas relacionadas ao ingresso na Advocacia Criminal. E os motivos que fazem o advogado ou advogada escolher o rumo da advocacia criminal são extremamente relevantes, pois são eles que irão te trazer solidez na sua vida profissional.
Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista há mais de 15 anos e coordenadora do Curso de Prática na Advocacia Criminal, onde preparo centenas de advogados iniciantes para a prática penal. Aliás, você já ficou sabendo que agora ele tem a opção de acesso vitalício?
Hoje eu quero compartilhar alguns dos motivos que me levaram a escolher a Advocacia Criminal e que podem te ajudar a decidir por esta área também.
Assista o vídeo e, depois, continue a leitura:
No Curso de Prática na Advocacia Criminal te dou o passo-a-passo necessário para iniciar na Advocacia Criminal, desde a elaboração do contrato de honorários, a escolha do nicho, o contato com o cliente até a atuação recursal e oral. Além de modelos de peças editáveis, material de apoio, ambiente de dúvidas, grupo de whatsapp para interação entre os alunos e alunas do curso e muito mais! (CLIQUE AQUI)
Por que iniciar na Advocacia Criminal?
Eu já conto com mais de 15 anos como Advogada Criminalista e Professora de Direito Penal. Hoje, atuo mais na área de consultoria em Execução Penal e sou a mentora dos treinamentos online do IDPB, como o Curso de Prática na Advocacia Criminal.
Uma das perguntas que mais recebo é: quais são os principais motivos para ingressar na advocacia criminal? Essa é uma dúvida que aflige muitos alunos e alunas aprovados no Exame de Ordem e que, mesmo identificando que possuem grande afinidade com o Direito Penal, ainda se sentem inseguros para exercer a Advocacia Criminal, e se acham completamente perdidos nesse início da carreira profissional.
Bom, obviamente que já passei por isso anos atrás e sei o quanto essa fase é desafiadora na sua vida. Mas fique tranquilo(a), pois o surgimento dessas dúvidas e inseguranças são extremamente comuns entre os Advogados(as) iniciantes na prática penal.
Entretanto, se você sempre quis ingressar na Advocacia Criminal, antes de qualquer coisa, você precisa saber que dedicação é a palavra de ordem, uma vez que não existe fórmula mágica para o sucesso profissional! Existe sim, muito estudo, esforço, disciplina e CONSISTÊNCIA!
Agora, com o intuito de te ajudar a decidir pela advocacia criminal, abaixo listo 5 motivos importantes para iniciar na Advocacia Criminal:
1. Trabalhar com o que tem afinidade e paixão é a melhor escolha
Inicialmente, o primeiro motivo que acredito ser importante considerar é a sua afinidade com a área. Você já deve ter sentido isso lá no começo da faculdade, quando iniciou os estudos de Direito Penal e Processual Penal. Possivelmente, você até escolheu essa matéria para a segunda fase da OAB, justamente pela afinidade.
É claro que, para muitos no mercado de trabalho, essa não é uma escolha possível, contudo, se você está em busca do ingresso na advocacia criminal é porque você sente uma afinidade por esta carreira, e isso já é um grande motivo para iniciar a sua especialização nessa área.
Sempre digo que, na verdade, eu não escolhi ser advogada criminalista, mas foi essa carreira que me escolheu! E trabalhar com o que você gosta, é uma das grandes satisfações que você poderá sentir na sua vida profissional. Pense nisso! Este é um dos maiores motivos para ingressar na advocacia criminal.
2. A advocacia criminal possui um mercado estável
Independentemente de qualquer crise no país, a advocacia criminal estará sempre em alta, diferente de outras áreas do direito que são mais procuradas apenas em momentos de crise, como é o caso da área trabalhista ou de família.
Portanto, em todo o momento são realizadas denúncias pelo Ministério Público e investigações pela Polícia. E, nesse sentido, sempre haverá a necessidade de atuação dos advogados criminalistas se dedicando à defesa de pessoas físicas ou jurídicas, iniciando pelas investigações, indo até o tribunal, se for o caso.
3. Ampla oportunidade de atuação na advocacia criminal
Quando pensamos em advocacia criminal, é comum que o tribunal do júri seja a primeira imagem que vem a nossa mente. Porém, a carreira não se resume a presença do profissional em julgamentos.
Existem vários nichos interessantes e possíveis de um advogado criminalista atuar, como a advocacia consultiva, que nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado; Criminal Compliance, outro nicho em alta, já que as empresas têm adotado diversas medidas preventivas para evitar grandes transtornos futuros; Advocacia especializada em Execução Penal, área em que atuo há anos e abro, em média, 3 turmas por ano no IDPB, onde coordeno um curso completo de Execução Penal (CLIQUE AQUI), enfim, muitas outras oportunidades que você poderá escolher para se especializar na área criminal.
Leia também: 3 nichos para iniciar na Advocacia Criminal
4. O Direito Penal é o assunto bastante comentado
O Direito Penal é uma das áreas do Direito mais conhecidas, estando sempre em evidência nos noticiários, nas novelas, nas séries, filmes, livros, entre outros.
Por este motivo, você terá a possibilidade de estudar e trabalhar com assuntos universais, ou seja, que todos têm interesse.
5. Na advocacia criminal, os honorários não são limitados ao valor da causa
Verdade seja dita: na Advocacia Criminal, o profissional tem a possibilidade de ganhar muito mais que em qualquer cargo público. Mas claro que a questão financeira não deve ser o motor principal da vontade do operador do direito escolher a advocacia privada ou mesmo um cargo público
Contudo, é interessante você saber que os honorários nessa área não são limitados a um valor da causa, diferente de outras áreas do direito.
Em suma, esses são alguns motivos para você que ainda estava na dúvida sobre ingressar na advocacia criminal.
A advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!
No Curso de Prática na Advocacia Criminal, abordo no primeiro módulo do curso, alguns aspectos importantes para você que estiver iniciando na prática penal e não sabe quais os primeiros passos que precisa dar para atuar na Advocacia Criminal, desde a importância de escolher um nicho, como desenvolver o mindset defensivo, a qualificação e a atualização do advogado criminalista, como ganhar experiência prática, a oratória e muito mais!
Espero você lá!
Comments