top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

<strong>Por que é melhor escolher um nicho para atuar na Advocacia Criminal?</strong>

Por que é melhor escolher um nicho para atuar na Advocacia Criminal?

Por que é melhor escolher um nicho para atuar na Advocacia Criminal? Sempre que me perguntam sobre quais estratégias adotar para alcançar o sucesso na Advocacia Criminal, entre todas, uma das primeiras que cito é a escolha de um nicho pouco explorado. Você sabe o motivo? Venha no artigo de hoje para descobrir!

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou advogada criminalista especializada em execução penal. Além disso, coordeno o Curso Decolando na Execução Penal do IDPB, onde ensinamos centenas de alunos a atuar nesse nicho bastante promissor. No artigo de hoje, quero trazer algumas considerações sobre a importância de escolher um determinado nicho da Advocacia Criminal para atuar. Vamos lá?

Quer se especializar em Execução Penal?  CLIQUE AQUI – Curso Completo de Advocacia Especializada em Execução Penal – curso teórico e prático, 100% on-line, com visualizações ilimitadas das aulas, certificado de conclusão e material de apoio, Banco de peças, modelos e jurisprudências, ambiente de dúvidas diretamente com a Professora Cris Dupret, acesso ao incrível ESCRITÓRIO VIRTUAL composto pela CALCULADORA ON-LINE E FICHA DE ATENDIMENTO DIGITAL PERSONALIZÁVEIS, ferramentas que facilitam demais a vida do advogado que deseja se especializar nessa área e muito mais!

O que significa escolher um nicho para atuar na Advocacia Criminal?

Você já deve ter me ouvido falar que “quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada”, e isso é uma realidade na advocacia. Sabemos que a concorrência é muito acirrada no mercado jurídico. E este é um dos motivos da crise no mercado, especialmente no que concerne aos valores dos honorários advocatícios.

Contudo, obviamente, mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados criminalistas extremamente bem-sucedidos. Para alcançar o sucesso profissional dentro da Advocacia Criminal, existe todo um caminho estratégico. Posicionar-se como autoridade, fazer uso do marketing jurídico, saber como alcançar o cliente, como atendê-lo, como mostrar o valor dos seus honorários, escolher um nicho interessante e muito mais.

Se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista ou “clínico geral”, aceitando quase tudo que aparecer para poder começar a ganhar algum dinheiro. Isso é comum e não é de todo errado no início, porém, tenha em mente o seu objetivo e haja dentro dos limites dele.

Então, defina a sua prioridade, qual seja, escolha um nicho interessante, se especialize nele, e trace as metas para que isso se concretize.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele. O mercado jurídico pode estar saturado para os clínicos gerais, mas possui uma enorme margem de crescimento para os advogados especializados/nichados.

A Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Com o passar do tempo, o Advogado Criminalista, ainda que inconscientemente, passa a atuar com maior foco em determinado nicho.

Definir um nicho de atuação dentro da área criminal resulta em uma definição ainda maior das prioridades quanto às medidas para prospecção de clientes. Portanto, sabendo em qual área específica atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Logo, é mais fácil imaginar o que ele faz ou lê, onde frequenta, quem pode indicá-lo etc.

Na Advocacia Criminal, temos vários nichos como a execução penal, a advocacia consultiva, o Criminal Compliance, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes e pouco explorados no mercado. Eu sou especialista no nicho da Execução Penal e digo que este é um dos nichos mais promissores que temos hoje.

O nicho da Execução Penal

Escolher um nicho de atuação é um dos primeiros passos para se alcançar o crescimento profissional que se deseja na Advocacia Criminal.

Execução Penal é um dos nichos mais promissores da Advocacia Criminal! A Execução Penal é uma das partes menos estudadas pelos Advogados Criminalistas, apesar de ser extremamente importante, pois trata-se de uma fase em que a liberdade do seu cliente está cerceada, ocasião em que ocorre enorme violação das disposições constitucionais e legais.

Na execução penal, a importância da atuação do Advogado Criminalista consiste, sobretudo, na garantia de todos os direitos do seu cliente que se encontra preso ou internado.

Se você está buscando um nicho dentro da Advocacia Criminal para atuar, ser especialista em execução penal pode ser um caminho próspero, já que existe pouca oferta no mercado, ou seja, existem poucos especialistas neste nicho.

Execução Penal tem um procedimento mais simples

Diferente do processo de conhecimento, que envolve inquérito policial, análise de provas, audiências, atuação do MP, e várias outras complexidades que existe no processo penal, na Execução Penal é um pouco mais objetivo.

Estamos falando de cumprimento de prazos para concessão de benefícios, preenchimento de requisitos, provas documentais, ou seja, questões consideradas mais simples, fazendo com que o trabalho na Execução Penal seja mais direto e dinâmico.

Na Execução penal a prospecção de clientes é mais fácil

Não esqueça que um cliente satisfeito é sinônimo de boas indicações e fidelização! De mais a mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional.

Dentro do estabelecimento prisional, as notícias “correm” rápido. Por isso, é muito comum que o seu primeiro cliente, se satisfeito com o seu trabalho, divulgue-o lá dentro sem mesmo você solicitar. Assim, surgem muitos outros clientes por indicação.

Desta forma, não cometa o erro de negligenciar seu relacionamento com o cliente. Seja paciente e atencioso no atendimento ao seu cliente. Escute o que ele tem a dizer.

Após, procure retornar as ligações e responder os e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.

Seja sempre diligente para não permitir nenhuma arbitrariedade administrativa para com ele, caso ele já esteja em uma unidade prisional. E esse será o caso se você se especializar em Execução Penal.

Sempre mantenha seu cliente bem-informado sobre o andamento processual. Essa atitude passa uma imagem de zelo e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Assim, quando você desenvolve um trabalho diferenciado perante seu cliente, estando sempre à disposição dele e da sua família para esclarecimentos ou dúvidas, se mostrando compreensivo com as dificuldades apresentadas, isso vai fazer com que a sua forma de trabalhar repercuta de forma positiva e você conquiste outros clientes.

Bom, trouxe apenas alguns pontos que acho importantes para dizer a você que se especializar em um nicho da Advocacia Criminal, especialmente um nicho como a execução penal, é muito importante, principalmente para quem almeja viver com a qualidade da sua Advocacia Criminal. Clique aqui e conheça o nosso Curso Decolando na Execução Penal.

No Curso Decolando na Execução Penal do IDPB, os alunos têm acesso ao banco de modelos de peças penais, banco de jurisprudência, material de apoio em PDF completo, aulas em vídeo, ambiente de dúvidas, grupo de whatsapp com advogados de todo o país e muito mais!

Além do Curso Decolando, receba acesso gratuito ao Escritório Virtual, com calculadora on-line, ficha de atendimento personalizáveis e atualizações diárias. Assim, fica muito mais prático para você que está iniciando sua atuação na Execução penal.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page