Advocacia Criminal na prática: 3 dicas essenciais para começar na área criminal em 2023
Dúvida cruel de todo advogado iniciante: como começar na Advocacia Criminal? São várias as estratégias fundamentais para se adotar quando você decide começar nessa área. No artigo de hoje, pretendo te dar 3 dicas que julgo serem essenciais. Eu as coloquei em prática no início da minha carreira e, por isso, eu sempre oriento meus alunos a segui-las.
Eu sou o Ulisses Pessôa, advogado criminalista cofundador do IDPB, mentor de centenas de advogados iniciantes, Doutor em Direito, autor de diversas obras jurídicas, professor de mestrado e doutorado da UNESA e do Curso de Prática na Advocacia Criminal do IDPB. Eu sei o quanto é desafiador começar a atuar em uma área nova no Direito, por isso, venho aqui trazer dicas que você poderá seguir de olhos fechados, porque sei que funcionam!
Curso De Segunda Fase Penal – OAB – Curso completo, com aulas em vídeo de Direito Penal, Processo Penal, elaboração de peças, Leis Especiais, Simulados, Treinos Direcionados de todos os temas, Tutoriais e Material em PDF.
O Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!
O que preciso fazer para ter sucesso na Advocacia Criminal?
Ter sucesso profissional é o que todos os advogados desejam. Mas, no início da carreira, muitos profissionais se veem inseguros e despreparados, muito longe de alcançar o tão almejado sucesso! Muitas dúvidas assombram alunos e alunas aprovados no Exame de Ordem e que, ao decidir exercer a Advocacia Criminal, se acham completamente perdidos nesse início da carreira.
Eu sempre respondo aos meus alunos e alunas quando me questionam sobre isso que o surgimento dessas dúvidas e inseguranças são extremamente naturais entre os advogados iniciantes na prática penal. Ainda mais porque, infelizmente, durante o curso de Direito, não é ensinado como advogar na prática, como já falamos aqui em outras oportunidades.
Nem mesmo se você participou do núcleo de prática jurídica da faculdade, isso te trará a segurança necessária para a atuação prática no dia a dia. O núcleo de prática da faculdade pode até de ajudar a construir uma visão ampla da advocacia, porém, superficial. O dia a dia de um advogado criminalista é bem diferente daquilo que você aprendeu na faculdade!
Se você deseja realmente começar uma carreira de sucesso na Advocacia Criminal, você precisa se dedicar muito, uma vez que não existe fórmula mágica para o sucesso profissional! Existe sim, muito esforço, disciplina e CONSISTÊNCIA!
Obviamente, vamos melhorando na Advocacia ao longo do tempo. Por isso, você deve prezar, primordialmente, pela sua qualificação! É essencial que você esteja sempre se atualizando, se especializando naquele nicho que escolheu atuar, não somente no início da carreira. Como sempre digo: bons(as) advogados(as) nunca param de estudar!
Faça uma boa especialização na prática penal
Como ressaltei acima, percebo que grande parte das faculdades de Direito não ensinam como advogar na prática, com exceção de poucos professores que se preocupam em ensinar a prática criminal. Mesmo se você realizou o estágio obrigatório e participou do Núcleo de Prática Jurídica da faculdade, o que tenho observado é que os advogados iniciantes concluem o curso e ainda consideram que não estão preparados para a prática da advocacia criminal.
Nesse sentido, um curso de prática é fundamental para desenvolver o conhecimento teórico e prático necessários para a atuação na Advocacia Criminal, tanto para advogados(as) em início de carreira, quanto para aqueles que já atuam, porém precisam estar sempre atualizados.
Sabemos que para ter sucesso em qualquer carreira profissional, é preciso estudar muito, se qualificar e se especializar, cada vez mais. Ainda mais em profissões que lidam com a vida das pessoas, como na Advocacia Criminal.
Ademais, um bom curso de prática pode te proporcionar noções fundamentais para sua atuação na advocacia criminal, ensinamentos que você não aprendeu na faculdade e não aprenderá somente nos livros.
Não posso deixar de falar do Curso de Prática na Advocacia Criminal aqui do IDPB, que foi idealizado para proporcionar segurança e conhecimento prático para os advogados que desejam atuar na área, mas não sabem por onde começar.
Assim, no curso de prática penal do IDPB, ensinamos os aspectos práticos importantes para o seu desenvolvimento profissional e respondo algumas dúvidas comuns: Como escolher um nicho de atuação? Como fazer contato com o cliente? Como se portar em uma audiência criminal? Como atuar em sede policial? Como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente? E muitas outras que surgem no início da sua atuação na prática criminal.
Pensamos também nos demais aspectos que envolvem a prática como, os modelos e roteiros de peças processuais criminais, o material de apoio, o networking através do grupo de whatsapp com advogados de todo o Brasil, o ambiente de dúvidas diretamente comigo, o certificado emitido pelo Instituto de Direito Penal Brasileiro e muito mais!
Enfim, são muitas as vantagens de se inscrever em um bom curso de prática, sendo a maior delas, a sua especialização na área criminal, o que te fará mais seguro para atuar na prática penal, podendo surgir grandes oportunidades para a sua carreira profissional na Advocacia Criminal. Pense nisso!
Desenvolva um Mindset Defensivo
Quando pensamos em desenvolver um mindset defensivo, significa dizer que você precisa ter uma mentalidade de defesa do seu cliente.
Aqui vale ressaltar que, não necessariamente o seu cliente é aquele que cometeu o crime. Você pode ser contratado para defender um inocente, ou para atuar representando um assistente de acusação, enfim, desenvolver um mindset de defesa significa, sobretudo, se colocar no lugar do seu cliente e “vestir a camisa” daquele que você está defendendo.
Muitas vezes, isso pode gerar um grande conflito, principalmente no início da Advocacia Criminal.
Entretanto, você precisa compreender que, a sua função não é defender um crime e sim defender o seu cliente, e fazer o que for melhor para ele, que pode ser a busca da absolvição ou benefícios previstos em lei, por exemplo, e que seu cliente possui o direito de obter dentro do processo penal.
Portanto, o mindset da defesa penal consiste na mentalidade que proporciona uma análise altamente qualificada e estratégica dos processos criminais.
Um dos fatores primordiais para você conseguir desenvolver esse mindset é você ser um especialista na sua área de atuação. Por isso, a primeira dica é essencial! Um bom curso de prática, vai se preocupar em desenvolver o seu mindset defensivo. No Curso de Prática na Advocacia Criminal do IDPB, entendemos o tema tão importante que temos um módulo do curso sobre o assunto.
Faça parcerias
No início da advocacia criminal, as parcerias podem ser bastante produtivas e vantajosas. Faça parcerias com escritórios de Advocacia Criminal, inclusive de outras cidades. Busque na internet os contatos e mande e-mail com uma proposta de parceria, para que você faça a parte criminal do escritório na sua região.
Para iniciar na advocacia criminal, você também pode buscar fazer parcerias com escritórios de outras áreas do Direito (Civil, Empresarial, Trabalhista etc.) da sua região. Desta forma, quando eles receberem clientes da área criminal, eles podem te indicar como especialista na advocacia criminal. É uma ótima forma de captar clientes. E assim todos ganham, concorda? Mostre para os parceiros as vantagens da parceria, você sempre deve chegar mostrando o que pode agregar como advogado criminalista.
Bom, claro que não esgotei o tema aqui, mas essas foram as três dicas que separei para conversar com você hoje. A advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!
Avante sempre!
Comments