top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Qual o ramo do direito penal que dá mais dinheiro?

Qual o ramo do direito penal que dá mais dinheiro?

Qual ramo do direito penal dá mais dinheiro? Essa pergunta é clássica entre os advogados criminalistas iniciantes na área, que desejam ter uma carreira bem-sucedida. Claro que, depende de muitos fatores e não tenho uma resposta exata para essa pergunta, mas, no conteúdo de hoje, vou apontar 3 ramos do direito penal que podem te proporcionar um sucesso financeiro bastante considerável! Vamos lá?

Eu sou a Cris Dupret, presidente do IDPB, advogada consultora, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas. Aproveitando o tema do artigo de hoje, deixo aqui a indicação do nosso mais recente livro Criminal Compliance e Adulteração de Combustíveis, organizado por mim e pelo Prof. Ulisses Pessôa, uma oportunidade de pensar e olhar o Direito Penal sob uma outra ótica! Espero que goste!

Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Por que escolher um nicho de atuação específico dentro da Advocacia Criminal?

Para falar do ramo do Direito Penal que dá mais dinheiro, é fundamental falar da escolha do nicho de atuação dentro da Advocacia Criminal.

Um dos primeiros passos que recomendo aos meus alunos e alunas para potencializar a sua atuação na Advocacia Criminal e, consequentemente, obter mais retorno financeiro através da sua prática penal é nichar a sua advocacia.

É claro que, se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista, aceitando quase tudo que aparecer para poder começar a ganhar algum dinheiro. Isso é comum e não é de todo errado no início, porém, saiba que definindo um nicho de atuação, você terá mais chance de alcançar o sucesso dentro da Advocacia Criminal.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele.

Muito se fala que o mercado jurídico está saturado para os clínicos gerais ou generalistas, mas possui uma enorme margem de crescimento para os especializados/nichados.

A Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Com o passar do tempo, o Advogado Criminalista, ainda que inconscientemente, passa a atuar com maior foco em determinado nicho.

Definir um nicho de atuação dentro da área criminal resulta em uma definição ainda maior das prioridades quanto às medidas para prospecção de clientes. Portanto, sabendo em qual área específica atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Logo, é mais fácil imaginar o que ele faz ou lê, onde frequenta, quem pode indicá-lo etc.

Na Advocacia Criminal, temos vários nichos como a execução penal, a advocacia consultiva, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes e pouco explorados no mercado, assim como o Criminal Compliance.

No artigo de hoje, vou destacar 3 (três) desses nichos da Advocacia Criminal com mais potencial para te proporcionar um bom retorno financeiro, inclusive em pouco tempo, dependendo da sua dedicação e estratégias adotadas. Vamos lá?

Execução Penal

Sempre digo que este é um dos nichos mais promissores! A Execução Penal é uma das partes menos estudadas pelos Advogados Criminalistas, apesar de ser extremamente importante, pois trata-se de uma fase em que a liberdade do seu cliente está cerceada, ocasião em que ocorre enorme violação das disposições constitucionais e legais.

Na Execução Penal, a importância da atuação do Advogado Criminalista consiste, sobretudo, na garantia de todos os direitos do seu cliente que se encontra preso ou internado.

Se você está buscando um nicho dentro da Advocacia Criminal para atuar, ser especialista em execução penal pode ser um caminho próspero, já que existe pouca oferta no mercado, ou seja, existem poucos especialistas neste nicho.

Caso você decida se especializar em Execução Penal, conheça o Curso Completo Decolando na Execução Penal e aprenda o método para dominar a Execução Penal, desde o conhecimento da lei até a atuação prática, facilitando cálculos complexos e entendendo todos os institutos aplicáveis. Além do Curso Decolando, receba acesso gratuito ao Escritório Virtual, com calculadora on-line, ficha de atendimento personalizáveis e atualizações diárias.

Criminal Compliance

Em suma, por “criminal compliance” entende-se o sistema de avaliação contínua dos procedimentos adotados por empresas ou escritórios e tem como objetivo evitar a violação de normas penais. Assim, visa a implementação de regras de conduta internas, de modo que as ações sejam pautadas, principalmente, pela legislação, com uma função, primordialmente, preventiva.

Desta forma, entra em destaque a atividade do compliance officer dentro da advocacia. Afinal de contas, o advogado criminal possui uma vantagem fundamental para o mercado de compliance: o amplo conhecimento da legislação penal brasileira.

Este é um nicho que vem crescendo muito e cada vez mais advogados estão sendo contratados para assumir tal cargo em grandes empresas ou, ainda, para prestar consultoria e assessoria jurídica nesse sentido. Também existe essa possibilidade.

Se você tem interesse em se aprofundar no tema, visualizar o Direito Penal com outra ótica, inovar a sua Advocacia Criminal, trabalhar com Direito Penal Econômico, eu te recomendo esse nicho de atuação: Criminal Compliance.

Advocacia consultiva: consultorias e pareceres jurídicos

Nos últimos anos, a advocacia consultiva tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Se você não deseja atuar na linha de frente como advogado que realiza audiências, visita fóruns, presídios e delegacias, cumpre as diligências, atende os clientes etc, então, você pode atuar como consultor e/ou parecerista.

Sinteticamente, um Consultor Penal fornece novas perspectivas sobre um determinado caso concreto, estabelece teses defensivas, estratégias e maneiras de atuação para que um Advogado as coloque em prática.

Portanto, o cliente de um Consultor Penal não é acusado ou a vítima do caso concreto, e sim outro Advogado ou Escritório especializado na área criminal.

Uma das grandes vantagens da consultoria jurídica é a desnecessidade de deslocamentos para a elaboração da consultoria.

Já o Parecerista elabora pareceres e opiniões legais com análise e informações técnicas, referências doutrinárias, jurisprudenciais e indicações legislativas sobre um tema em específico, e pode ser apresentada a clientes em consultorias jurídicas ou em processos em que o advogado especialista é chamado para oferecer um parecer.

O parecer pode ser muito útil dentro de um processo criminal, sendo juntado no processo ou usado na sustentação oral, por exemplo.

Como falamos antes, a especialização do profissional é um diferencial. Se você é especialista na área criminal, então a possibilidade de ser reconhecido por ser um Consultor Penal é maior, consequentemente, seu retorno financeiro pode ser maior.  

Bom, espero ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page