QUAIS SÃO OS MELHORES LIVROS PARA A ADVOCACIA CRIMINAL?
Escolher um bom livro para se aperfeiçoar nas ciências criminais é sempre um grande desafio, pois a escolha depende de gosto, estilo de leitura e, acima de tudo, identificação com quem está escrevendo. Ou seja, existem uma série de fatores e questões em torno da aquisição de um livro.
Além disso, o livro deve estar atualizado e em plena consonância com a legislação, doutrina e jurisprudência brasileira e sempre de acordo com as novas tendências em ciências criminais. Isso, portanto, é fundamental para a correta leitura.
Eu sou Ulisses Pessôa, diretor do IDPB, doutor em Direito, autor de diversas obras jurídicas, advogado consultor e mentor de advogados que pretendem atuar na Advocacia Criminal.
CONHEÇA O COMBO DE LIVROS PARA CRIMINALISTAS – CLIQUE AQUI e conheça o curso
Assim, como demonstrado, existem vários pontos para se adquirir um bom livro e, o melhor, é aquele que houver uma identificação. De toda forma, vamos trabalhar aqui alguns livros de suma importância na área e que, certamente, vão servir para a prática da advocacia criminal.
Teses de Direitos Fundamentais na Prática da Advocacia Criminal
O livro Teses de Direitos Fundamentais na Prática da Advocacia Criminal foi organizado e pensado pelos Professores e Advogados criminalistas Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret.
O livro foi pensado para que todo e qualquer advogado criminalista pudesse trabalhar as teses desenvolvidas no livro, já que há uma tremenda relativização dos Direitos Fundamentais na prática da advocacia criminal, sem contar que há uma grande marginalização dos advogados criminalistas.
Assim, alguns temas interessantes foram propostos e atacados, pois prática em si, alguns deles são enfrentados e, por isso, podem ser utilizados com estratégias defesa e consolidação contra a fragilização dos Direitos Fundamentais.
Temas como: maus antecedentes no cálculo da pena, execução penal, segurança pública e necropolítica, Direito Penal do inimigo, proteção dos Direitos Humanos, dignidade das condições do preso nos estabelecimentos prisionais e discurso de ódio, são alguns exemplos que podem ser vistos e utilizados como teses defensivas na advocacia criminal.
O que deve ser pensado é se o livro escolhido atende a critérios expansionistas quanto à prática da advocacia criminal e se trabalha com temas que são vislumbrados na prática dos diversos Tribunais espalhados pelo país, como é o caso do livro em questão.
Temas avançados de Direito Penal na Advocacia Criminal
Outro ponto a ser identificado na aquisição de um bom livro que verse sobre ciências criminais é se ele está trazendo os avanços e modernizações no que diz respeito ao trato da matéria em questão. É imprescindível que o advogado e a advogada estejam antena dos com o que há de mais moderno nas ciências criminais.
Assim, o livro “Temas avançados de Direito Penal na advocacia criminal” desenvolve temas desafiadores que você, normalmente, não encontra nos manuais e cursos de Direito Penal e Processo Penal, pois são temas que vão além do trivial, além da dogmática simplória.
Isso é tão substancial e importante que o profissional vanguardista deve estar a frente da temática de estudo principal e sempre pronto para expor e enfrentar temas que não são tão corriqueiros no dia a dia dos Tribunais espalhados pelo país.
É isso que faz do advogado criminalista ser especial e, por via de consequência, ser requisitado para hard cases e elaborar pareceres no que concerne a casos extremamente complexos e desafiadores.
Verificando e investigando os hard cases que, a todo tempo, surgem nos Tribunais e no dia a dia da prática da advocacia criminal, que os Professores e advogados Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret organizaram e elaboraram um livro específico e paradigmático para ser utilizado nos casos de grande repercussão e em pareceres de grande complexidade.
Temas interessantes e de viés prático podem ser verificados, tais como: legítima defesa em favor dos animais domésticos; novas possibilidade de extinção da punibilidade, além daquelas previstas no artigo 107 do código penal; liberdade de expressão e direito penal; juiz das garantias no processo penal; descriminalização do crime de aborto; ortotanásia, Distanásia, suicídio assistido e eutanásia; e a efetivação do Princípio do delegado natural à luz da investigação criminal constitucional.
Criminal Compliance e o Crime de Adulteração de Combustível
Você sabia que existe um ramo do Direito Penal denominado de Direito Penal Econômico e é um dos mais promissores ramos na contemporaneidade? Você sabia que os seus resultados financeiros podem ser elevados de uma maneira bem significativa e consistente? Você sabia que é bem possível conhecê-lo através de excelentes livros?
Pois é, mais uma vez os Professores Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret escreveram em parceria um super livro de Direito Penal Econômico dentro da temática do criminal Compliance.
O criminal Compliance é uma ferramenta de prevenção de crimes que é utilizada por muitas empresas e a presença do advogado criminalista para sua implementação se torna de extrema relevância. Você sabia que manusear e aprender sobre esta ferramenta pode alavancar sua advocacia criminal e ter resultados extraordinários?
No livro “Criminal Compliance e adulteração de combustíveis” os autores apresentam o surgimento e origem do Direito Penal Econômico; o conceito e objeto de estudo do Direito Penal Econômico; o problema da adulteração e do comércio de combustível adulterado; e a utilização do criminal Compliance como critério de prevenção na adulteração de combustível.
Este livro é uma grande oportunidade para entender e, consequentemente, criar estratégias para ingressar no campo do Direito Penal Econômico e ter um grande avanço na advocacia criminal e mudar os horizontes de atuação e ganhos financeiros.
Sem contar que o ramo de postos de combustíveis cresceu demasiadamente e proporcionou um leque de oportunidades para os advogados criminalistas na seara do Direito Penal Econômico. A todo momento se verifica a adulteração de combustíveis e os advogados criminalistas sendo provocados para assessorias ou defesas propriamente ditas. Por isso, entender o estudo e a prática desse ramo é fundamental para o advogado que quer crescer na advocacia penal econômica.
Você já pen sou em inovar a sua advocacia criminal? Você se sente satisfeito ou satisfeita com os seus ganhos na sua advocacia criminal atual? Essa é uma grande oportunidade para alavancar a sua advocacia.
O livro “Criminal Compliance e adulteração de combustíveis” com certeza trará novas possibilidade e perspectivas até pelo fato de ser o único que trata do tema no mercado jurídico brasileiro, tendo uma exclusividade quanto aos pontos suscitados.
E aí, vai ficar de fora de todas essas novidades que estão sendo trabalhadas nas ciências criminais? Vem para o IDPB que a sua advocacia criminal terá uma nova perspectiva prática.
Comments