Lula sanciona lei que tipifica crime de injúria racial como racismo
Ontem, 11 de janeiro, ao final do evento da posse das Ministras que estarão à frente das pastas da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas, o presidente Lula sancionou a Lei 14.532, de 2023
o Projeto de Lei nº 4.566 de 2021 deu origem à referida lei, que tipifica injúria racial como crime de racismo, Leia mais:
O Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!
Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUI) Tenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.
Injúria racial é crime de racismo
O presidente Lula da Silva sancionou a Lei 14.532, que tipifica a injúria racial como crime de racismo logo após a cerimônia de posse das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.
O PL 4566 de 2021 foi remetido para sanção presidencial em dezembro do último ano após aprovação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Conforme descreveu a cerimonial do evento, o projeto foi apresentado após “atos de injúria contra jogadores e árbitros de futebol”.
Assim, o Projeto de Lei altera a Lei nº 7.716, de 1989, e o Código Penal de 1940, e prevê pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e penas para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público.
Fonte: O Globo
Comentários