top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Por que escolher um nicho de atuação na Advocacia Criminal?

Por que escolher um nicho de atuação na Advocacia Criminal?

Por que escolher um nicho de atuação na Advocacia Criminal? Recebo muitas perguntas relacionadas a escolha de nicho dentro da advocacia criminal, apesar do tema não ser um ponto de preocupação para a maioria dos advogados criminalistas atuantes. Contudo, se você quer alcançar o sucesso dentro da área criminal, é fundamental escolher um nicho específico para se especializar. Vamos falar sobre isso?

Eu sou a Cris Dupret, presidente do IDPB, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora, principalmente no nicho da Execução Penal. Hoje, quero dividir com você alguns dos motivos que me fizeram escolher um nicho para me especializar na Advocacia Criminal.

Pós-graduação do Instituto Direito Penal Brasileiro é inovadora, pois une a teoria necessária à prática, que é fundamental para o exercício da Advocacia Criminal. O aluno do Curso de Pós-graduação, além de obter ao final do curso a certificação reconhecida pelo MEC,  terá a possibilidade de entender todos os aspectos da atuação prática do advogado criminalista, aprendendo a escolher o nicho adequado de atuação, captação de clientes, precificação, fechamento de contrato, acompanhamento de flagrante, realização de audiência de custódia, atuação no processo penal e em fase recursal. CLIQUE AQUI para saber mais.

Especialize-se na Advocacia Criminal

Antes de mais nada, quero trazer aqui alguns argumentos sobre a importância de fazer uma pós-graduação na prática da Advocacia Criminal. Sim, antes de nichar a sua advocacia criminal, é importante se especializar nessa área, até mesmo para sentir ou descobrir em qual nicho gostaria de se qualificar dentro da área criminal.

Inicialmente, sabemos que dentro do Direito existem inúmeras áreas de atuação, contudo, uma das mais reconhecidas é a Advocacia Criminal. Isso porque, independentemente de qualquer crise no país, a advocacia criminal estará sempre em alta, diferente de outras áreas do direito que são mais procuradas apenas em momentos de crise, como é o caso da área trabalhista ou de família.

Além disso, a Advocacia Criminal possui um amplo leque de nichos possíveis de se atuar na prática. Porém, antes de começar a atuar em um determinado nicho, você realmente precisa se especializar na Advocacia Criminal. Nesse sentido, uma boa pós-graduação voltada para a prática é uma excelente escolha para a sua especialização na área penal.

Com uma boa pós-graduação em prática na Advocacia Criminal em seu currículo, o advogado criminalista transmite mais confiança por ser um profissional qualificado, bem como pode prospectar clientes com mais facilidade e, consequentemente, cobrar valores adicionais aos honorários advocatícios que apenas um especialista pode fazer!

Ademais, obter uma titulação de um curso de pós-graduação é um ótimo diferencial não somente para advogados que trabalham ou pretendem trabalhar em escritório ou autônomos, mas também para aqueles que desejam uma carreira pública.

Portanto, fazer uma pós-graduação em prática na Advocacia Criminal é um caminho bastante importante tanto para o advogado iniciante, quanto para aquele que já atua na prática e nunca se especializou! Digo isso no sentido do conhecimento que irá adquirir fazendo uma especialização, mas, também no sentido da obtenção de uma titulação.

Dentro desse contexto, quero trazer aqui alguns aspectos importantes a importância de escolher um nicho de atuação dentro da Advocacia Criminal. Vamos lá?

A importância de escolher um nicho interessante e se especializar

Você já deve ter me ouvido falar que “quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada”, e isso é uma realidade na advocacia.

Se você é um advogado iniciante, naturalmente, vai começar atuando como generalista ou “clínico geral”, aceitando quase tudo que aparecer para poder começar a ganhar algum dinheiro. Isso é comum e não é de todo errado no início, porém, tenha em mente o seu objetivo e haja dentro dos limites dele.

Então, defina a sua prioridade, qual seja, escolha um nicho interessante, se especialize nele, e trace as metas para que isso se concretize.

Muitos livros sobre Advocacia estratégica e marketing jurídico destacam a necessidade de que o Advogado do futuro escolha um nicho e se restrinja a ele.

É certo que o mercado jurídico está saturado para os clínicos gerais, mas possui uma enorme margem de crescimento para os especializados/nichados.

A Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Com o passar do tempo, o Advogado Criminalista, ainda que inconscientemente, passa a atuar com maior foco em determinado nicho.

Definir um nicho de atuação dentro da área criminal resulta em uma definição ainda maior das prioridades quanto às medidas para prospecção de clientes. Portanto, sabendo em qual área específica atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Logo, é mais fácil imaginar o que ele faz ou lê, onde frequenta, quem pode indicá-lo etc.

Na Advocacia Criminal, temos vários nichos como a execução penal, a advocacia consultiva, o Criminal Compliance, advocacia especializada em Tribunal do Júri, a investigação defensiva, enfim, muitos outros nichos interessantes e pouco explorados no mercado.

Eu sou especialista no nicho da Execução Penal e digo que este é um dos nichos mais promissores que temos hoje. Leia também: Qual nicho escolher para advogar

Este é um dos primeiros passos para se alcançar o crescimento profissional que se deseja na Advocacia Criminal.

Além disso, antes de começar a atuar em um determinado nicho, você realmente precisa se especializar na Advocacia Criminal. Nesse sentido, uma pós-graduação voltada para a prática é uma excelente opção. Um estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal.

O Instituto Direito Penal Brasileiro, como Instituição de Ensino, já auxiliou na formação de mais de dois mil advogados, notadamente nos aspectos práticos da Advocacia Criminal. Agora, o IDPB firmou uma parceria com a Faculdade Internacional Signorelli, que possui todos os cursos de pós-graduação reconhecidos e cadastrados no sistema e-MEC.

Bom, se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal e está procurando uma Pós-graduação em prática na Advocacia Criminal, conheça a Pós-graduação do IDPB, 100% virtual, com professores convidados renomados, com o ensino estratégico e focado na prática, reconhecida pela MEC, com disponibilização de amplo material de apoio, acesso completo a mais de 1800 obras de direito da Saraiva, com TCC opcional e duração de 6 meses!

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page