top of page
Foto do escritorDario Alexandre

Indicação de livros para advogados criminalistas

Indicação de livros para advogados criminalistas

Quais livros um advogado criminalista precisa ler? Recebo muitas perguntas pedindo sugestões de livros para iniciantes na Advocacia Criminal e para aqueles que já estão inseridos no mercado e estão buscando a sua qualificação.

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora. Há muitos anos venho me dedicando a preparar meus alunos para a atuação na advocacia criminal, justamente por perceber a necessidade desse suporte aos iniciantes na carreira.

Hoje, quero te indicar livros de direito penal e processo penal que você deve escolher na sua preparação para a atuação na Advocacia Criminal.

Assista esse vídeo curtinho, depois continue a leitura:

O Curso de Prática na Advocacia Criminal te ensina desde os aspectos mais básicos como o atendimento ao cliente, até as atuações mais complexas como a sustentação oral. E ele está com uma condição imperdível! Para ter acesso vitalício ao curso CLIQUE AQUI e ao fazer sua matrícula, escolha o acesso vitalício – ao invés de 1 ano de acesso, você poderá acessar enquanto o curso existir!

Conheça

o curso

Atendendo a muitos pedidos, venho trazer hoje algumas indicações de livros que eu acredito que você, advogado criminalista iniciante ou já militante há algum tempo, não deve deixar de ler.

Lembrando que essa lista de livros não é exaustiva e é claro que existem ótimos livros no mercado super recomendados, contudo, quero fazer uma lista que seja possível que você compre e leia em um tempo razoável, especialmente durante a sua preparação para iniciar sua carreira na Advocacia Criminal, dar os primeiros passos na advocacia criminal.

Vade Mecum Penal e Livros sobre temas de destaque na advocacia criminal

Vade Mecum Penal de Cristiane Dupret e Ana Cristina Mendonça: É sempre importante ter um Vade Mecum atualizado para a sua prática penal. Esta obra é organizada para o Exame de Ordem e possui tudo que é importante para quem advoga na área criminal.

Teses de Direitos Fundamentais na Prática da Advocacia Criminal de Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret: O presente livro tem por objetivo trazer as questões sensíveis quanto aos Direitos Fundamentais no decorrer da prática da advocacia criminal. Constantemente, os Direitos Fundamentais dos acusados são solapados e, muitas vezes, os advogados buscam teses para justificar as anomalias e arbitrariedades proporcionadas pela atuação estatal. Com efeito, a busca por uma reflexão mais aprofundada diante das mazelas decorrentes do Estado se faz premente na defesa das garantias constitucionais e dos Direitos Fundamentais. Por esse motivo, os Professores Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret resolveram organizar um livro com esta temática buscando auxiliar os milhares de advogados e advogadas criminalistas na luta incansável da proteção dos Direitos Fundamentais dos seus pacientes. 

A teoria do domínio da organização e a sua aplicação junto à administração pública: possibilidades e discussões acerca do seu real alcance de Ulisses Pessôa: Possibilidade de aplicação ou incoerência na interpretação da Teoria do Domínio da Organização junto à Administração pública? Faz-se necessário vislumbrar o hoje, o atual e perceber que é necessário um novo olhar e novas perspectivas, dentro de uma crítica construtiva. Faz-se necessário dar uma oportunidade para o Direito Penal repensar um novo Direito Penal. Muitas são as formas de se pensar acerca da sociedade brasileira. Faz-se razoável tentar depreender a teoria do Domínio da Organização dentro de um ordenamento com idiossincrasias próprias. Não se quer impor absolutamente um conceito ou uma forma única de compreensão, mas, o que se quer, é criticar, através do Direito, o atual direcionamento e aplicação do Direito Penal. 

Livros de Prática Penal

Direito Penal – Prática para a 1ª e 2ª fases da OAB de Cristiane Dupret e Ana Cristina Mendonça: Esta obra foi carinhosamente elaborada para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio jurídico, capacitando o bacharel em Direito para a prova de ingresso aos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Contudo, também auxilia, da mesma forma, os advogados criminalistas iniciantes por possuir uma compilação tanto teórica quanto prática do Direito Material e Processual Penal, questões práticas e modelos de peças processuais.

Portanto, é uma ferramenta imprescindível e coadjuvante aos estudos, não só para quem objetiva o credenciamento à advocacia, como também para a formação prática para a militância penal.

Livros de Direito Penal

A partir de 2016, o Curso de Direito Penal, do autor Rogério Greco, foi totalmente reformulado, agora sendo composto por três volumes, proporcionando maior acesso ao conteúdo sem perder a qualidade já reconhecida.

Os volumes estão divididos da seguinte forma: Curso de Direito Penal – Volume 1 – Parte Geral – Artigos 1º a 120 do Código Penal; Curso de Direito Penal – Volume 2 – Parte Especial – Artigos 121 a 212 do Código Penal e Curso de Direito Penal – Volume 3 – Parte Especial – Artigos 213 a 361 do Código Penal.

Considero uma excelente obra, super didática para estudantes de Direito ou para os advogados criminalistas iniciantes.

Segue links abaixo:

Livros de Direito Processual Penal

Direito Processual Penal de Aury Lopes Jr.: Essa obra possui uma linguagem descomplicada, objetividade, sem perder a profundidade de conteúdo que é responsável pelo sucesso da obra. De temas iniciais, como os conceitos de pena e processo penal, a assuntos avançados, como ações de impugnação, o Curso de Direito Processual Penal de Aury Lopes Jr., em volume único, é completo e atual também em termos de jurisprudência, com julgados atuais que são abordados de maneira didática; tudo em prol de uma experiência de aprendizagem e de compreensão diferenciadas.

Guia do Processo Penal conforme a teoria dos jogos de Alexandre Morais da Rosa: Essa é uma obra construída para ser utilizada. Não se trata de um manual destinado a enfeitar prateleiras. Portanto, perfeita sugestão para os advogados criminalistas não só iniciantes, mas também aqueles que já estão na militância.

Manual de Processo Penal de Renato Brasileiro de Lima: Também é uma obra completa sobre Direito Processual Penal. Trazendo precedentes dos tribunais superiores, súmulas, tabelas comparativas de alterações legais, casos práticos da Corte Interamericana de Direitos Humanos, enfim, vale muito a pena ler.

Por fim, não posso deixar de mencionar que, o Instituto Direito Penal Brasileiro, como Instituição de Ensino, já auxiliou na formação de mais de dois mil advogados, notadamente nos aspectos práticos da Advocacia Criminal. Agora, o IDPB firmou uma parceria com a Faculdade Internacional Signorelli, que possui todos os cursos de pós-graduação reconhecidos e cadastrados no sistema e-MEC.

Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal e está procurando uma Pós-graduação em prática na Advocacia Criminal que atenda todas as orientações acima e muitas outras, conheça a nossa Pós-graduação do IDPB, 100% virtual, com professores convidados renomados, com o ensino estratégico e focado na prática, reconhecida pela MEC, com disponibilização de amplo material de apoio, com TCC opcional e duração de 6 meses!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page