top of page
  • Foto do escritorDario Alexandre

Como abrir um escritório de advocacia criminal?

Como abrir um escritório de advocacia criminal?

Como abrir um escritório de advocacia criminal? Eu recebo muitas perguntas de advogados e advogadas criminalistas sobre quais os procedimentos necessários para abrir um escritório de advocacia criminal. Por isso, no artigo de hoje, resolvi trazer algumas orientações sobre o tema. Vamos lá?

Eu sou o Ulisses Pessôa, advogado criminalista fundado do IDPB, mentor de centenas de advogados iniciantes, Doutor em Direito, professor de mestrado e doutorado da UNESA, autor de diversas obras jurídicas e Coordenador do Curso de Pós-graduação do IDPB. Abrir um escritório pode ser bastante trabalhoso e burocrático, mas se você está buscando orientações básicas sobre isso, veio ao lugar certo!

A Pós-graduação do Instituto Direito Penal Brasileiro é inovadora, pois une a teoria necessária à prática, que é fundamental para o exercício da Advocacia Criminal.

O aluno do Curso de Pós-graduação, além de obter ao final do curso a certificação reconhecida pelo MEC,  terá a possibilidade de entender todos os aspectos da atuação prática do advogado criminalista, aprendendo a escolher o nicho adequado de atuação, captação de clientes, precificação, fechamento de contrato, acompanhamento de flagrante, realização de audiência de custódia, atuação no processo penal e em fase recursal. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Escritório de advocacia criminal físico ou virtual?

Inicialmente, importante lembrar que, depois da pandemia, muitos profissionais migraram para o home office ou coworking, portanto, temos mais de uma opção válida e eficiente. Assim, você precisa decidir qual delas vai atender melhor as suas necessidades e disponibilidades atualmente.

Fato é que, para quem vai advogar criminalmente, é essencial se organizar como um escritório de advocacia, independente se for a escolha de montar um espaço físico ou virtual. Mesmo que decida ser autônomo e trabalhar sozinho, essa organização de abrir um escritório de advocacia criminal vai te trazer maior credibilidade e sucesso profissional, independente se ele for físico ou não.

No artigo de hoje, vou dar orientações sobre como montar um escritório de advocacia criminal, que podem ser usadas para os diversos formatos. As três dicas a seguir, podem e devem ser usadas em todos os formatos que você escolher abrir seu escritório de advocacia criminal, ok?

1- Crie uma identidade visual

É muito importante que você profissionalize a sua marca. Quando falo de profissionalização, falo sobre a sua imagem e a apresentação do seu negócio.

Primeiro ponto que devo destacar aqui é a escolha da sua logomarca, ou seja, produzir uma identidade visual. A sua logomarca deve estar presente em todos as suas produções ou conteúdos digitais para que os clientes comecem a identificar o seu negócio nas postagens, nas artes, nos vídeos.

Além disso, hoje em dia, com o avanço tecnológico, houve a substituição do antigo cartão de visita tradicional pelo cartão interativo digital.

Então, o segundo ponto seria a confecção do seu cartão interativo digital para que você possa divulgar os seus serviços digitalmente.

E o terceiro ponto seria a confecção da papelaria necessária, como o papel timbrado. E o ideal é que você tenha a arte no word para utilizar em e-mails e petições eletrônicas.

No nosso treinamento online de Marketing de Autoridade, ensinamos a você todos os detalhes para a criação de cada ponto abordado acima e como fortalecer a sua identidade.

2- Crie um site e um blog de qualidade

Você precisa, como todo profissional hoje em dia, ter um site e um blog de qualidade para exercer o marketing de conteúdo que é tão importante para a divulgação do seu escritório de advocacia criminal.

Você pode, ainda que sem qualquer conhecimento de informática, criar seu próprio site e blog integrados, através de ferramentas extremamente rápidas e intuitivas que ensinamos no treinamento online de Marketing de Autoridade.

Claro que contratar um profissional da área para este serviço também é uma opção.

Fato é que, uma das maiores estratégias para potencializar os resultados do seu escritório é ter um site de qualidade e um blog de conteúdos com suas mídias integradas para que os potenciais clientes tenham acesso a todas as suas redes sociais.

O site permite que você divulgue informações do seu negócio, seu curriculum, eventuais treinamentos e produtos, e ainda possa disponibilizar um formulário de contato, possibilitando que você esteja, de certa forma, disponível 24h por dia.

E o blog é um recurso que permite que você divulgue o seu conhecimento e ganhe autoridade em assuntos do seu nicho de atuação.

3- Faça marketing de conteúdo

Essa é uma dica que sempre dou quando me perguntam sobre divulgação de escritório e captação de clientes. E acaba complementando o tópico abordado acima, mas que também merece toda sua atenção.

Não podemos esquecer que nossos clientes são pessoas como nós! Eles também acessam as redes sociais, analisam conteúdo e verificam se o profissional que desejam contratar possui uma expressividade em sua profissão.

É preciso dar publicidade ao seu conhecimento, a sua expertise na área! Há diversas estratégias de marketing efetivas para advogados. Em resumo, como falamos acima, montar um site e um blog que sejam atraentes e informativos é uma delas.

Se você acredita que pode melhorar e impressionar o seu cliente, fechar bons contratos, no nosso Curso de Marketing Digital Jurídico, apresentamos todas essas estratégias para a divulgação do seu escritório de advocacia criminal.

Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso na Advocacia Criminal, tudo de acordo com as regras do Código de Ética da OAB.

Como fazer o registro do escritório de advocacia?

É possível começar na advocacia atuando como pessoa física e fazer a transição para pessoa jurídica posteriormente. Mas, se você decidiu abrir um escritório e já quer registrar a sua sociedade de advogados ou individual, saiba que o registro é diferente de outras empresas.

O registro do escritório de advocacia e arquivamento do contrato social é feito pela OAB de seu estado. Por isso, inicialmente, até mesmo antes de finalizar o seu contrato social, entre em contato com a OAB e verifique os requisitos específicos, procedimento e taxas a serem pagar. Você pode entrar no site da OAB do seu estado e verificar essas informações.

No site da OAB RJ, eles disponibilizam alguns modelos básicos, como modelo para sociedade de advogados, sociedade individual, para cumprimento de exigências, requerimento de alteração contratual e muitos outros modelos. Clique aqui.

Como abrir CNPJ para escritório de advocacia?

Depois de registrar seu escritório de advocacia criminal na OAB do seu estado, o próximo passo é abrir um CNPJ para o seu escritório. Não é algo muito simples, por isso sempre recomendo que contrate uma empresa de contabilidade.

Lembrando que, de acordo com o Código Civil, todas as empresas são obrigadas a ter um contador responsável, com exceção dos MEIs. Assim, até mesmo se optar pelo Simples Nacional para advogados é necessário ter um contador.

Portanto, buscar uma empresa de contabilidade irá garantir que a empresa seja constituída da forma correta, no regime tributário mais vantajoso e que todas as obrigações e particularidades sejam cumpridas.

Bom, depois disso, o último passo é a abertura da inscrição municipal. O procedimento vai variar de região para região, assim como as taxas. No meu caso, a empresa de contabilidade fez todo o procedimento para o nosso escritório de advocacia criminal.

Certificação digital para advogados

Outro ponto importante é sobre o certificado digital. Sabemos que na Advocacia atual, com a vinda do processo eletrônico, todo advogado precisa possuir a certificação e assinatura digitais para atuar no mercado jurídico.

Por experiência própria, se você não tiver um caminho traçado como este que vou te passar aqui sobre certificação digital e compra da mídia (token) compatível, enfrentará dificuldades até descobrir exatamente o que fazer, como aconteceu comigo.

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

É muito importante que, antes de efetuar a compra da mídia, verifique qual modelo de token é compatível com o seu IOS. Por exemplo, o meu IOS está na versão 10.15, então eu tive que entrar no site da CertiSign e verificar qual era o modelo de token compatível para minha versão, pois a maioria das marcas só funcionam para versões mais antigas. Portanto, tenha esse cuidado para não comprar um token que não servirá, como aconteceu comigo.

Depois da compra do token compatível, entre no site da certificadora CertiSign e faça o download do driver necessário para ter acesso ao certificado digital. Na mesma página que você baixa o driver, você também pode baixar o manual do driver. Clique aqui.

Sobre o tema, a OAB/RJ disponibiliza dois links, caso necessite de ajuda:

Bom, essas são apenas algumas dicas para você que está iniciando a sua carreira na Advocacia e deseja abrir um escritório de advocacia criminal da melhor maneira possível. Se ficou com alguma dúvida, coloque nos comentários.

Avante sempre!

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page